FMB participa de Encontro de Residências em Saúde

O evento foi realizado em Florianópolis  e  Botucatu foi representada pelas professoras Silvia Papini e  Maria Helena Borgato

 

Entre os dias 28 e 30 de outubro foi realizado o V Encontro Nacional de Residências em Saúde. O evento, realizado em Florianópolis (SC), teve como tema “o desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da residência para a (re)afirmação do Sistema Único de Saúde (SUS)” e contou com a participação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso.

A escolha do tema teve a finalidade de promover a discussão sobre a atuação das equipes multiprofissionais de forma interdisciplinar no cuidado à saúde, envolvendo os atores sociais ligados aos programas de residências em saúde do Brasil. “Foi um espaço de diálogo entre todos aqueles que participam desta modalidade de ensino no contexto do SUS”, explica a coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da FMB, professora Silvia Papini.

A programação do V Encontro Nacional de Residências em Saúde contemplou a realização de palestras, debates, mesas redondas e apresentação de trabalhos na forma de pôster e oral. Os trabalhos apresentados pela Faculdade foram produzidos em parceria com o Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS).

Participaram do encontro coordenadores, tutores, preceptores e residentes dos programas de residências em saúde de todo o País. A FMB foi representada pela coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, professora Silvia Papini, e pela representante do Conselho de Residência Multiprofissional, professora Maria Helena Borgato.