FMB lança projeto com dicas sobre qualidade de vida

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) lançou o projeto “Minuto Unesp Saúde”. Em formato de breves entrevistas em vídeo, docentes e especialistas da instituição dão orientações sobre sintomas, tratamentos e prevenção das doenças de maior prevalência na população brasileira, além de dicas de promoção à saúde. Os temas escolhidos são divididos em trechos de 1 minuto cada nos quais são respondidas as principais dúvidas.

O “Minuto Unesp Saúde”, produzido em parceria com o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde vinculado à Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, tem como objetivo levar informações úteis ao público leigo sobre como identificar e evitar diversos tipos de doenças. Além disso, é uma ação que leva para fora dos muros da universidade, com ajuda da Comunicação e de recursos tecnológicos, parte do conhecimento produzido com financiamento público.

Já foram gravadas entrevistas sobre “Hipertensão”, “Benefícios da Caminhada”, “Cuidados com a voz”, “Saúde do Homem” e “Hepatites Virais”. Todo o material é elaborado no estúdio de áudio e vídeo do Núcleo de Educação, localizado no prédio administrativo da FMB.

A ideia de desenvolver na FMB o “Minuto Unesp Saúde” tomou como base o projeto “Minuto Unesp”, coordenado pela equipe da ACI da Reitoria e que já vem surtindo bons resultados. Diariamente, esse boletim informátivo em vídeo, com notícias sobre a universidade, é publicado no Portal da Unesp e também enviado pelas listas de e-mail da universidade.

Também foi estabelecida uma parceria entre a FMB e o Programa Amiga, da TV Serrana (canal aberto local), apresentado pela comunicadora Mery Ellen e que vai ao ar às quintas-feiras, ás 19 horas. Algumas das entrevistas do “Minuto Unesp Saúde” também estão sendo veiculadas em seu programa, sempre ao final de um dos blocos.​