FMB conclui curso de enfrentamento ao crack

Aconteceu na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, o encerramento do Curso de Enfrentamento ao Crack, coordenado pela FMB/Unesp e financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Senad), do Ministério da Justiça.

O secretário Vitore André Zílio Maximiano (foto), titular da pasta, esteve presente na cerimônia assim como a diretora da FMB, professora Silvana Artioli Schellini; a diretora técnica de Saúde do Núcleo de Organização das Redes de Serviço do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6), Maria Angela Gori Lima; o prefeito de Botucatu, João Cury Neto; e o coordenador do projeto, o médico psiquiatra e professor da FMB/Unesp José Manoel Bertolote. A FMB/Unesp é um dos dois únicos centros de referência para formação permanente em crack do interior do Estado de São Paulo.​

Durante o evento, que contou com a participação de representantes de vários municípios da região envolvidos no combate às drogas, foi feito um diagnóstico das necessidades de formação em políticas sobre álcool e outras drogas e também discutidas ações para o fortalecimento das redes intersetoriais para prevenção, cuidado e inserção social dos usuários. As informações coletadas balizarão a formatação de novos cursos.

Nos dois módulos do curso que encerrou foram capacitados 550 profissionais de 65 municípios. Até dia 31 de dezembro deste ano devem ser formatadas novas parcerias entre a SENAD e as universidades públicas, entre elas a FMB/Unesp.