Feira da Saúde atrai milhares de pessoas na Praça do Bosque

Neste sábado, no período compreendido entre 8 ? s 17 horas, a Faculdade de Medicina/Unesp (FMB) promoveu a sua 11ª Feira da Saúde. O evento, realizado na Praça Emílio Pedutti (Bosque), ofereceu serviços e orientações de prevenção a doenças, além de apresentações artísticas e culturais Todas as atividades foram gratuitas ? população. Na abertura, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica de Botucatu.

Com objetivo de oferecer maior integração entre universidade e comunidade, o evento abordou também temas relacionados a diversos aspectos para a promoção da saúde e qualidade de vida. Em vários estandes, os interessados obtiveram informações sobre câncer, prevenção ? s Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), saúde bucal, obesidade, entre outros temas. Também aconteceu a exposição dos projetos de extensão realizados pela FMB.

Outro atrativo da Feira foram os exames de glicemia e urina, além de aferição de pressão arterial. Assim como ocorreu em 2009, também foi realizado, durante a feira, cadastro de doadores de medula óssea. O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas iniciou na praça suas atividades de promoção ? Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Uma das novidades nessa edição foi a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A Vigilância em Saúde Ambiental do Município prestou informações sobre a campanha de vacinação anti-rábica.

A XI Feira da Saúde é uma iniciativa do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS), Conselho das Ligas Acadêmicas (Conligac) e Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AACHSA). O apoio é da Faculdade de Medicina/Unesp, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Instituto de Biociências e da Prefeitura Municipal de Botucatu, através de suas Secretarias de Saúde e Turismo.

Fotos: Valério A. Moretto