Famesp vai inaugurar Casa de Apoio ao Transplantado

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar- Famesp- vai inaugurar no próximo dia 4 de julho, a nova Casa de Apoio ao Transplantado. A cerimônia está prevista para ? s 16 horas e integra as comemorações de aniversário de 30 anos da entidade. A nova estrutura será voltada a pacientes que passam por transplantes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

A casa conta com 340 m² que abrangem dez apartamentos, sala para lazer, cozinha e banheiros e privilegiará também a acessibilidade com a instalação de rampas para portadores de necessidades especiais. Instalada ao lado da Associação de Apoio ao Transplante de Órgãos e Tecidos e aos Pacientes em Terapia Renal Substitutiva (APTO) e Associação Botucatuense de Apoio ao Hipertenso-ABAH, a nova unidade deve entrar em atividade já no segundo semestre deste ano.

As instalações serão ampliadas verticalmente em uma segunda fase, favorecendo assim novas acomodações aos pacientes atendidos pelo Hospital das Clínicas da FMB. A construção da unidade foi viabilizada através de uma emenda do então deputado estadual Milton Flávio (PSDB), que destinou R$ 120 mil para a obra.

Com essa nova estrutura, já são quatro as casas de apoio mantida pela Famesp. Duas voltadas a pacientes com câncer, sendo adulto e infantil e uma de assistência ao doente renal em diálise peritoneal, inaugurada em 2010. Todas estão localizadas no Distrito de Rubião Júnior.

Segundo o diretor responsável pelas Casas de Apoio mantidas pela Famesp, Rubens de Almeida (o Alemão), a nova casa é parte integrante da missão da fundação, de oferecer espaços cada vez mais amplos e confortáveis para pacientes atendidos nas dependências do HCFMB.

“A Famesp tem abraçado muitas das causas que priorizam a humanização dentro do Hospital das Clínicas em relação ao cuidado ao paciente. Todas as casas mantidas pela fundação têm estruturas que fazem com que cada vez mais sejam procuradas pelos usuários do HC”, ressalta o diretor das casas.

{n}Papel filantrópico{/n}

Uma das missões da Famesp é o papel de filantropia que presta ? comunidade nas mais diversas esferas, desde o apoio a pesquisas ? interveniência na construção e manutenção de unidades de saúde e apoio a familiares. A criação das Casas de Apoio ao Paciente Oncológico Adulto e Infantil, ? Casa de Apoio em Diálise Peritoneal e também das sedes da Associação de Apoio ao Transplante de Órgãos e Tecidos e aos Pacientes em Terapia Renal Substituta (APTO) e Associação Botucatuense de Apoio ao Hipertenso-ABAH são alguns desses exemplos.

Em 2010, as duas Casas de Apoio ao Paciente com câncer atenderam a mais de 1540 pessoas entre pacientes e acompanhantes. Além de refeições e acomodações, são oferecidas, nas dependências de ambas, atividades de recreação e desenvolvidas oficinais de artesanato.

Já a Casa de Apoio em Diálise Peritoneal é utilizada por pessoas que necessitem passar por diálises peritoneais. Elas ficam instaladas na nova unidade enquanto sua residência é preparada para a realização do procedimento. O espaço segue todas as determinações do Ministério da Saúde.

Fonte: Flávio Fogueral
Jornal da FMB