Famesp faz inauguração de sede de associações

Foi inaugurada oficialmente, nesta terça-feira (27 de abril), a sede da Associação de Apoio ao Transplante de Órgãos e Tecidos e aos Pacientes em Terapia Renal Substituta (APTO) e Associação Botucatuense de Apoio ao Hipertenso-ABAH (foto). O espaço foi cedido pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e representa parte do compromisso social da entidade.

O prédio ocupa 160 m² e está localizado em frente ? antiga portaria do campus da Unesp, em Rubião Júnior. É dividido em dois pavimentos: na parte superior estarão destinadas três salas para uso da APTO enquanto que a ABAH terá ? sua disposição um cômodo para as atividades administrativas. Contará, ainda, com copa e sanitários.

No subsolo estarão disponíveis cinco salas para uso em atividades com pacientes e parentes, como oficinas de reciclagem de materiais, entre outras. Será erguida, na parte externa, uma estrutura de 40 m², totalmente coberta, para a realização de atividades físicas para transplantados e hipertensos atendidos pelas duas associações.

Estiveram presentes ? solenidade a vice-diretora da FMB, profª Silvana Schellini, do diretor clínico do Hospital das Clínicas/Unesp, Dr. André Balbi, além dos secretários municipais de Transporte, Vicente Ferraudo e de Governo, Carlos Eduardo Colenci, na ocasião representando o prefeito de Botucatu, João Cury Neto.

Prof. Pasqual Barretti, diretor-presidente da Famesp, salientou que a cessão do espaço a duas entidades voltadas ao apoio a pacientes transplantados e hipertensos representa a devolutiva da fundação ? sociedade. “Este espaço poderá ser usado para atividades tanto das associações que aqui estarão instaladas como dos familiares de pacientes atendidos pelo Hospital das Clínicas”, declarou. “Apoiar entidades preocupadas com a saúde de nossa população é um pouco o que a Famesp devolve ? população”, disse prof. Barretti.

Representante da APTO, João Afonso Luchetta, disse que a inauguração da sede é uma parte importante na atuação da entidade. “Após tantos anos, funcionários e pacientes que precisam de hemodiálise no HC se tornaram meus irmãos. E este espaço é mais um alento para amenizar a dificuldade que passam”, declarou, ao recordar-se de sua chegada ao hospital para tratamento, em 2004.

Qualidade de vida. Dessa forma o presidente da Associação Botucatuense de Apoio ao Hipertenso (ABAH), Francisco Habermann, salientou a missão das entidades instaladas oficialmente no espaço. Segundo ele, a instalação da sede consolida o trabalho iniciado em 2008 pela entidade. “Começamos um trabalho junto ? sociedade há dois anos. Nossa meta é a mudança do estilo de vida. Estamos no caminho certo em proporcionar um local para todos aqueles que sofrem de hipertensão”, ressaltou.

O responsável pela parte administrativa das Casas de Apoio da Famesp, Rubens de Almeida reforçou o papel que a fundação tem em sua missão de filantropia. “Tanto as casas de apoio quanto estas novas sedes terão impacto significativo de atuação dentro do Hospital das Clínicas”, frisou Almeida.

Paralela ? s sedes da APTO e ABAH, está em início de obras uma nova casa de apoio mantida pela Famesp. Voltada a pacientes transplantados renais, o local deve começar a ser construído no segundo semestre.

Fonte:
Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas
Assessoria de Comunicação e Imprensa