Falta de doadores deixa Hemocentro em estado crítico

Foto – Divulgação

Silvio Neves, coordenador do Hemocentro, fala da gravidade da situação e cita urgência de doações de todos os tipos sanguíneos para suprir a demanda do Hospital

 

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) precisa urgentemente de doações. Os estoques que todos os tipos sanguíneos estão criticamente baixos, o que pode gerar cancelamento de cirurgias eletivas.

Silvio Neves, coordenador do Hemocentro, fala da gravidade da situação. “Precisamos urgentemente de doações de todos os tipos sanguíneos. Não me lembro de ter contabilizado anteriormente níveis tão baixos de algumas tipagens, como o O negativo, por exemplo. Estamos pedindo para que todas as pessoas que tiverem condições de doar sangue nesse momento, venham até o Hemocentro fazer sua doação e nos ajudar a normalizar nosso estoque, caso contrário, não conseguiremos suprir a demanda do Hospital”, adverte.

Neves explica que no estoque do Hemocentro há duas bolsas de sangue A negativo; 13 bolsas de A positivo; duas bolsas de AB negativo; 12 bolsas de AB positivo; quatro bolsas de B negativo; 25 bolsas de B positivo; 15 bolsas de O negativo e 15 bolsas de 55 O positivo. Segundo esclarece, mesmo o tipo O positivo tendo 55 bolsas, ainda apresenta estoque crítico e precisa de doadores.

Os requisitos para doar sangue são: apresentar RG ou outro documento com foto, ter boa saúde e pesar 50 quilos ou mais; ter entre 18 e 67 anos; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou AIDS. Qualquer dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu através do número (14) 3811-6234.

Fonte: Mariana Andrade