Faculdade de Medicina da Unesp participa de Congresso Brasileiro de Neurologia

Professor Rodrigo Bazan, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, ministrou aula durante evento.
 
congresso-brasileiro-de-neurologia_2016_prof-bazan-1Entre os dias 27 e 31 de agosto foi realizado, em Belo Horizonte (MG), o XXVII Congresso Brasileiro de Neurologia. A iniciativa teve o objetivo de promover atualização científica dos participantes, bem como ser palco para divulgação de trabalhos científicos. A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, participou do evento.
No dia 30 de agosto, o médico neurologista e professor Rodrigo Bazan ministrou uma aula sobre o tema: “Metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução dos fatores de risco para AVC até 2025”. Na ocasião, o docente da FMB discorreu sobre o assunto para outros colegas da área de neurologia.
Durante os dias do Congresso foram realizadas 208 aulas distribuídas em 16 cursos pré-congresso, 36 mesas-redondas, 18 conferências plenárias e uma sessão de discussão de casos clínicos.
Semiologia Neurológica
congresso-brasileiro-de-neurologia_2016_prof-bazan-3O XXVII Congresso Brasileiro de Neurologia foi escolhido para ser o palco de lançamento do livro “Semiologia Neurológica”. Publicado pela editora Revinter, a obra é liderada pelos neurologistas Marcondes França Júnior, Carlos Roberto Martins Jr, Anamarli Nucci, Alberto R.M. Martinez e Ingrid Faber.
Um dos capítulos foi escrito pelo professor da FMB Rodrigo Bazan em parceria com outros médicos neurologistas. O capítulo “Sinais e manobras meningorradiculares” foi escrito pelo docente, por Bruno Della Ripa Rodrigues Assis (ex-residente da neurologia da FMB/Unesp) e Carlos Roberto Martins Jr. (neurologista da Unicamp).
“O livro será referência para alunos de medicina e neurologistas de todo Brasil. O capítulo aborda o exame neurológico de pacientes com doenças como meningites, e hérnias discais lombares e cervicais”, explica Bazan.
SBIN
Durante o Congresso, foi realizada a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica (SBIN), entidade que tem a finalidade de promover o desenvolvimento científico e cultural da neurologia e ciências neurológicas. O professor Rodrigo Bazan foi nomeado diretor científico da SBIN.