Ex-ministro da saúde fará palestra na FMB/Unesp

No dia 7 de abril a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promoverá uma palestra com o ex-ministro da saúde Arthur Chioro. O evento será realizado no Salão Nobre da Instituição, a partir das 10 horas, e o tema será "Saúde e Direitos Humanos". A entrada é franca e toda comunidade está convidada a participar.
 
A vinda de Chioro será o primeiro evento do ano promovido pela Faculdade em comemoração aos 40 anos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). “Os 40 anos de nossa universidade exigem reflexão sobre seu papel no país e sobre o papel de toda comunidade acadêmica na constituição de novas metas para os próximos anos. Assim sendo, as comemorações desta data na Faculdade pretendem criar espaços de reflexão para construção conjunta de novas metas para a FMB e para a Unesp. Com este primeiro evento pretende-se abrir as discussões sobre a principal missão de nossa Instituição: o cuidado com a saúde da população”, explica a professora Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira, presidente da Comissão dos 40 anos da Unesp na FMB. 
 
Sobre Arthur Chioro
 
Arthur Chioro é médico sanitarista e doutor em Saúde Coletiva pela Unifesp/SP, professor universitário, pesquisador nas áreas de gestão e planejamento em saúde e foi residente do Departamento de Saúde Pública da FMB. Foi ministro da saúde entre 2014 e 2015; participou da gestão do Ministério da Saúde entre 2003 e 2005 como diretor do Departamento de Atenção Especializada, coordenando projetos inovadores e de fundamental importância para o SUS, entre os quais: a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192); o processo de certificação e contratualização dos hospitais de ensino; a criação do projeto de contratualização dos hospitais de pequeno porte e dos hospitais filantrópicos com o SUS; a reorganização da rede de alta complexidade em saúde com a elaboração de políticas para atenção ao doente renal, doenças cardiovasculares, neurológicas. Participou ainda, das discussões do programa de internação domiciliar no SUS.
 
Foi conselheiro de renomadas instituições de saúde e consultor da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), contratado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Foi secretário de saúde de São Vicente de 1989 a 1993 e, em 2009, assumiu a Secretaria de Saúde do Município de São Bernardo do Campo (SP). Foi duas vezes presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-SP), a última em 2013.
 
Assessoria de imprensa FMB
Foto: Daniella Giacóia