Evangélicos realizam doação de sangue ao Hemocentro

O corpo clínico do Hemocentro da Unesp de Botucatu recebeu na manhã deste sábado (10) os jovens da Igreja Internacional da Graça de Deus  (IIGD) de Botucatu, para ajudar a suprir o baixo estoque de sangue e estimular a população para que realize doações.

De cada doador foi retirado, em média, 400 ml de sangue. “Doar sangue é isto: compartilhar vida sem a obrigação de conhecer, alcançar alguém debilitado através de uma retirada, ajudar uma pessoa desconhecida a continuar uma história sem buscar notoriedade. O simples ato de doar pode ajudar até quatro pessoas. Sua decisão pode mudar a vida de outros. Faça sua parte e compartilhe seu sangue. Procure um Hemocentro mais próximo. Doar sangue é doar vida”, disse Bianca Medeiros.

Vale lembrar que o Hemocentro da HC de Botucatu atende a 31 municípios da região de Botucatu. Por conta disso precisa da colaboração e doação de voluntários e até mesmo grupos de colaboradores de empresas, igrejas, escolas, entre outras instituições. Não há qualquer risco para o doador e todas as tipagens sanguíneas são bem vindas.

O atendimento acontece no HC, em Rubião Júnior, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e aos sábados das 7 às 13 horas. Também podem ser agendados dias e horários à noite através dos telefones (14) 3814-8004 ou 3811-6041 ramal 240 ou 225. No ato da doação, eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas com médico na Triagem Clínica. Vale destacar que todo material utilizado para doação de sangue é descartável.

 

Condições para doar: 

– gozar de boa saúde; 

– Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;

– Seu peso deve ser superior a 50 kg;

– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; 

– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;

– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação; 

– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; 

– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).