Estoque de sangue do Hemocentro esta abaixo do necessário

O Hemocentro do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) está precisando, com urgência, de sangue dos tipos O positivo e O negativo, por conta do baixo estoque. Na manhã desta segunda-feira (14) havia na reserva da unidade para atender a demanda somente 60 bolsas do tipo O positivo (o ideal seriam 200) e 18 bolsas de O negativo (o ideal seria 60).

A assistente social do Hemocentro, Aparecida Donizetti Franco, enfoca que o Hemocentro está tentando manter contato telefônico com doadores cadastrados e enviando cartas a empresas e instituições pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários tem sido baixa nas últimas semanas.

“Pedimos, inclusive, aos familiares e amigos de pessoas internadas no HC que, se puderem, doem sangue e nos ajudem a melhorar o estoque”, frisa Aparecida Franco, lembrando que o horário de funcionamento do Hemocentro do HC é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 ? s 16h30 e aos sábados, das 7 ? s 13 horas.

“Estamos necessitando com urgência do sangue O Negativo e O Positivo, mas doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos”, enfoca a assistente social. Em caso de dúvidas ou maiores informações, os telefones do Hemocentro são (14) 3811- 6041 ou 3811- 6234.

A doação de sangue é voluntária, pode salvar vidas e não há qualquer risco para o doador. A pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos (ou a partir dos 16 anos acompanhada de um responsável legal); pesar mais de 50 quilos; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

O doador também deve apresentar documento original de identidade, com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou é portador de hepatite B, hepatite C ou Aids. Os homens podem fazer doações trimestrais e as mulheres num período de quatro em quatro meses.