Estoque de sangue acende luz de alerta no Hemocentro

“Estamos numa situação difícil com o baixo estoque de bolsas de sangue. Embora estejamos aptos a receber 130 doadores num único dia, estamos captando menos da metade disso”. Foi o alerta feito pela assistente social Aparecida Donizete Franco, do Hemocentro do Hospital das Clínicas (HC)
de Botucatu. “Necessitamos de, pelo menos, 60 bolsas para atender a demanda diária. A manutenção dos estoques está comprometida e precisamos fazer a reposição”, emenda.

Segundo ela o Hemocentro está necessitando, urgentemente, de doadores de sangue, principalmente, os dos tipos O Negativo e O Positivo. O apelo está sendo feito para dar suporte ao estoque do HC que atende a 31 municípios da região de Botucatu.

Aparecida Franco adianta que o Hemocentro está fazendo um apelo para estimular o hábito de ser doador. Continua telefonando para os doadores e enviando cartas pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários tem sido baixa nas últimas semanas.

“Pedimos, inclusive, aos familiares e amigos de pessoas internadas no HC que, se puderem, doem sangue e nos ajude a melhorar o estoque. Estamos em estado de alerta”, frisa a assistente social. “As doações ocorrem de segunda ? sexta-feira, das 7h30 ? s 16h30 e aos sábados das 7 ? s 13 horas”, conclui.