Especialista explica cura pela ciência da longevidade

O professor Fernando Mansur, licenciado em Educação Física, com pós graduação em exercícios para a saúde, doença e envelhecimento, terapeuta Ayurveda e instrutor de Yogaterapia pela escola Brahma Vidyalaia, está em Botucatu e relata um pouco sobre o Ayurveda, terapia que vem se espalhando pelo mundo e cada vez mais chamando a atenção de grandes centros de pesquisa como a University of Texas M. D. Anderson Cancer Center.

Mansur explica que Ayurveda em Sânscrito quer dizer “ciência da vida” ou “ciência da longevidade”. É um dos mais antigos sistemas de saúde do mundo, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma das medicinas tradicionais que define saúde como o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

“No Brasil, vem de encontro ao que preconiza a Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares – PMNPC -, do Ministério da Saúde, pois envolve abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de promoção e recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, explica Mansur.

Porém, continua o professor, mais do que um sistema de saúde, é um grande conhecimento e uma arte do apropriado viver. “Este conhecimento pode guiar todo indivíduo na escolha apropriada da dieta, hábitos de vida e práticas corporais que restauram o equilíbrio do corpo, da mente e da consciência, prevenindo doenças e complementando tratamentos de enfermidades”, disse.

Mansur argumenta que o atendimento é chamado de aconselhamento e começa com um cuidadoso exame que inclui grande número de características físicas e psíquicas e a definição do Dosha (código biopsicoenergético original) para identificar os desequilíbrios existentes.

Em seguida, inteiramente baseado nessa definição, é instituído um programa que poderá incluir uma ou mais técnicas dentre elas: desintoxicação; meditação e yoga específica; orientação alimentar específica; adaptação da sua rotina de vida aos ciclos da natureza e terapias de rejuvenescimento; e tonificação geral do organismo e da imunidade

“Esse programa tem demonstrado ser muito eficiente no auxílio da redução dos efeitos do estresse, como redução das taxas de colesterol e triglicérides, a insônia, ansiedade, hipertensão, obesidade entre outros, mas o mais importante é que traz de volta o sagrado direito e dever da autoresponsabilidade sobre nossa própria saúde e bem estar”, realçou o professor que atende na Clínica Trombini & Sartori, Rua Manoel da Silva, 280 (telefone 3882-4817).