Equipe de Gerência de Enfermagem do HCFMB é destaque em congresso no Uruguai

equipe_gerencia_de_enfermagemA equipe de Gerência de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participou, de 22 a 24, de junho do IX Congresso Panamericano de Esterilización, realizado em Montevideo, no Uruguai.

O trabalho “Implantação do indicador de incidência de não identificação de pacientes admitidos na recuperação anestésica”, desenvolvido pela equipe no HCFMB, ficou em destaque no Congresso, selecionado entre mais de 60 trabalhos, apresentados por hospitais de vários países da América Latina, como Estados Unidos e Canadá. Onze dos trabalhos classificados eram do HCFMB.

O estudo apresentado foi desenvolvido pela supervisora do centro cirúrgico do HCFMB, Darlene Bravim Cerqueira; pela gerente de enfermagem, Karen Aline Batista da Silva; pela gerente do núcleo cirúrgico, Andrezza Belluomini Castro; pela supervisora da Central de Material e Esterilização, Ana Lúcia Gregório Tavares e pelas enfermeiras Rafaela Prata, Telma Aparecida de Camargo e Williany Dark da Silva Serafim.

A gerente de enfermagem do HCFMB, Karen Aline Batista da Silva, fala sobre o trabalho apresentado. “O HCFMB prioriza a segurança do paciente. Nesse trabalho, conscientizamos e orientamos sobre a importância da identificação do paciente durante e após o procedimento cirúrgico. Muitas vezes, a pulseira de identificação do paciente era retirada durante a cirurgia, o que dificultava sua identificação na sala de recuperação anestésica. A equipe de enfermagem precisava consultar muitos documentos para uma nova identificação, o que colocava em risco a segurança do paciente”, explica.

Nos meses em que o trabalho foi realizado, 95% dos pacientes entraram no centro cirúrgico e saíram para a recuperação anestésica do HCFMB devidamente identificados. “Educando e orientado as equipes envolvidas, os índices baixaram consideravelmente, garantindo a permanência da identificação do paciente durante todo o período de internação”, afirmou Karen.

O trabalho ficou exposto durante todo o Congresso e recebeu um certificado de destaque da Sociedade Latino-americana de Esterilização e da Associação do Uruguai.

A Gerência de Enfermagem, com o apoio do departamento de Assistência à Saúde do HCFMB, incentiva a realização de pesquisas que visam a melhora no atendimento e à segurança do paciente. “Esse destaque é fruto de nossa equipe, focando no bem-estar e nos cuidados ao paciente. Toda nossa equipe sente-se reconhecida e orgulhosa por essa conquista”, finaliza Karen.

(Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB)