Equipe de Enfermagem do HCFMB conscientiza e orienta pacientes antes de exames cardiológicos

Estudo tem o objetivo de esclarecer informações sobre cateterismo e angioplastia

enfermagemAs enfermeiras do setor de Hemodinâmica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) Tatiane Teixeira e Fernanda Lima apresentaram, no início do mês de junho, três trabalhos no Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia, realizado no Rio de Janeiro.

Um deles, apresentado pela enfermeira Tatiane Teixeira, abordou o tema “Cateterismo cardíaco: informações transmitidas aos usuários”. Orientada pela Prof.ª Drª Eliana Mara Braga, o trabalho teve como objetivo descrever a percepção dos pacientes quanto às informações recebidas sobre o cateterismo cardíaco, um exame que avalia as artérias coronárias e o interior do coração, realizado no setor de Hemodinâmica do HCFMB.

A ideia é orientar os pacientes antes do exame, explicando claramente o procedimento, para que eles realizem o cateterismo cientes e tranquilos. Outra vantagem desse estudo é a produção de um vídeo explicativo, que setor de Hemodinâmica do HCFMB pretende implantar futuramente, para que os pacientes possam assistir antes de ser submetidos ao exame.

A enfermeira Tatiane Teixeira explica sobre o intuito do trabalho: “Os pacientes demonstravam insatisfação e ansiedade antes de realizar o exame. As informações recebidas não eram totalmente assimiladas por eles, o que motivou a equipe a planejar uma orientação mais completa”, diz.

Fernanda Lima, enfermeira do setor, completa a informação. “Explicando o procedimento com calma e clareza, buscamos diminuir a ansiedade e o estresse do paciente antes de realizar o exame. Com isso, podemos reduzir o risco de complicações”, explica.

Além desse tema, foram apresentados mais dois trabalhos realizados pela enfermeira Fernanda Lima: um sobre avaliação da qualidade de vida dos pacientes submetidos à angioplastia coronariana e uma apresentação oral sobre atividade educativa desenvolvida com estes pacientes.

Fernanda explica sobre a angioplastia coronariana. “A angioplastia é um tratamento de intervenção endovascular, realizada no tratamento de lesões nas artérias coronárias. A atividade educativa incluiu o desenvolvimento de dois folhetos explicativos, sendo um sobre a angioplastia a e outro sobre hábitos saudáveis de vida”, diz.

Fernanda e Tatiane dizem acreditar que o papel da equipe de enfermagem no trabalho de humanização e conscientização desses pacientes é fundamental para bons resultados, tanto dos exames quanto na continuidade do tratamento. “Nosso objetivo é contribuir para melhoria na qualidade da assistência de Enfermagem prestada, além da realização de trabalhos científicos”, diz Tatiane.

(Assessoria do HC)