Enfermagem firma convênio com a York University

Após uma visita técnica realizada em 2013, na York University, Toronto, Canadá, da qual participaram as professoras Carmen Maria Casquel Monti Juliani e Eliana Mara Braga, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), foram iniciadas negociações com o  objetivo de firmar um convênio entre as universidades. Após aprovação em todas as instâncias, o convênio foi assinado, em julho deste ano,​ e propiciará o intercâmbio de professores e alunos, além do desenvolvimento de projetos em conjunto.

“As ações de internacionalização da Reitoria da Unesp e da FMB, como por exemplo o financiamento da visita técnica e o apoio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) foram determinantes na facilitação do processo”, garante a professora Carmem Monti Juliani. “Essas ações visam fortalecer o trabalho de pesquisa em rede e as metas de internacionalização propostas pela Universidade”, acrescenta.

A FMB já tem uma aluna da Graduação em Enfermagem (Programa Ciência sem Fronteiras) estudando na York University. Em breve, uma estudante da Pós-Graduação em Saúde Coletiva, orientada pela professora Carmen, irá para a mesma universidade como bolsista no Programa de doutorado “sanduíche” (programa de bolsa de estudo no qual o estudante tem a chance de fazer parte do seu curso de doutorado em outra instituição brasileira ou internacional).