Encontro de endocrinologia foi realizado em Botucatu para debater a obesidade

image1Foi realizado em Botucatu no último dia 18 de junho o XXIX Endocaipira – Imersão em Obesidade. Endocrinologistas do interior do estado de São Paulo estiveram reunidos na cidade para discutir esta importante doença chamada obesidade.

“Foi apresentado uma revisão  sobre os medicamentos  disponíveis no Brasil e os disponíveis no exterior, abordando o mecanismo de ação, indicações , contra indicações e associações”, disse a Doutora Bibiana Prada de Camargo Colenci, organizadora do evento.

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%, sendo que na região Sudeste chega em torno de 35% .

image“A obesidade não é um problema estético, é um problema de saúde: ela é a causa de diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e infarto. Por isto, esta doença deve ser tratada com seriedade, baseada em estudos científicos, sem charlatanismo ou apelos estéticos milagrosos. Muitos pacientes devem fazer uso de medicamentos por toda a vida para combatê-la”, finalizou Dra. Bibiana. Por isso, a obesidade deve ser tratada por um médico especialista, que estude e esteja atualizado.