Encontro comemora 35 anos da Infectologia da FMB

Em 1980, os dois primeiros alunos do Programa de Residência Médica em Moléstias Infecciosas e Parasitárias (MIP) – atualmente conhecida como Infectologia – da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) concluíam o curso.

Para marcar os 35 anos de atividades e promover atualização científica e confraternização entre os egressos, a Disciplina de MIP da Faculdade promoveu nos dias 19 e 20 de junho o 2º Encontro de seus Ex-Residentes. Com mais de 80 infectologistas formados, o programa se consolidou ao longo de mais de três décadas, e hoje oferece três vagas anuais, com três anos de estágio.

No primeiro dia, os ex-alunos puderam participar da programação científica do 18º Encontro de Infectologia do Interior Paulista (Caipirão 2015), e ainda, durante a noite, de um coquetel de confraternização.

No segundo dia, os ex-residentes visitaram as instalações do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM) e a Enfermaria de Infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Neste último, os ex-alunos puderam relembrar as atividades da época de estudantes e conferir as melhorias e novidades desses palcos de ensino, pesquisa e assistência. 

Em seguida, houve a inauguração da placa comemorativa do encontro no Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem, e o plantio de uma árvore para celebrar a ocasião. O evento terminou com um almoço, no qual todos puderam mais uma vez abrir espaço para lembranças de histórias memoráveis, conquistas, e também para momentos de boas risadas e descontração.