Doação de leite materno: um gesto de amor ? vida

O "Dia Nacional da Doação de Leite Humano", comemorado no dia 19 de maio, é uma data especial. Considerada um estímulo a mais para a promoção do aleitamento materno, a data promove a sensibilização e a conscientização da sociedade sobre a importância da doação de leite humano.

O objetivo deste dia é incentivar a doação, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, divulgar os Bancos de Leite Humano (BLH) dos munícipios e orientar tanto as mães que têm interesse em ser doadoras, como as mães que têm dificuldade de amamentação além do tratamento de crianças que recebem cuidados em UTI neonatal.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos. Por isso, o leite materno protege o bebê de várias doenças e infecções, já que fortalece o sistema imunológico da criança.

Atualmente, as unidades do HCFMB que necessitam de leite humano são UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Especiais e Unidades de Cuidados Intermediários aos Recém-Nascidos, que atendem aproximadamente 40 bebês por mês. A meta de doação mensal do BLH do HCFMB é de 90 litros por mês. 

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) firmou recentemente uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Botucatu em prol do aleitamento materno e da doação de leite humano. Com o intuito de ampliar a campanha de incentivo à amamentação e doação, algumas sugestões vêm sendo estudadas, como: aumentar o número de salas de amamentação em creches, palestras informativas sobre o assunto nas escolas e investir na educação das mães, tanto no incentivo ao aleitamento, quanto para a importância da doação de leite materno e de seu procedimento correto.

O Banco de Leite Humano do HCFMB também tem parceria com diversas cidades da região para a captação de leite materno, como Anhembi, Areiópolis, Avaré, Bofete, Conchas, Itaí, Itatinga, Laranjal Paulista, São Manuel, Pardinho, Pratânia, Porangaba, Piraju, Paranapanema, Pederneiras, São Manuel e Torre de Pedra.

A supervisora do Banco de Leite Humano do HCFMB, Sueli Zanchetta, explica sobre o procedimento de captação de leite humano. " A possível doadora entra em contato com o BLH do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano. É feito contato telefônico com a doadora para confirmar o interesse e verificar as condições necessárias. Uma vez por semana, um carro com motorista é disponibilizado para coleta nas residências, sempre com acompanhamento de uma funcionária do BLH", diz.

Mulheres em período de amamentação, em boas condições de saúde, não fumantes, não usuárias de drogas ou que não façam uso excessivo de álcool estão aptas à doação de leite materno. As mães interessadas devem:
– Entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano;
– Informar seus dados: nome completo, endereço atualizado, telefone, cidade e principalmente se a mãe está amamentando seu próprio filho. 
– Programar a data da primeira visita no domicílio para receber as orientações de retirada do Kit de Coleta de Leite e conhecer todo o trabalho de atenção dispensada pela equipe do BLH.

Mas informações pelos telefones (14) 3811 6410, (14) 99799 8289 ou (14) 3811 2762.