Dia 14 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue

285801_612126_ug9a4413A Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data, comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue “ABO”.

“Todo dia é dia do doador de sangue, porque nós necessitamos do doador de sangue todos os dias que o hemocentro estiver aberto, porque não adianta termos 200 doadores em um dia, e no restante da semana ficar sem doador. Isso se deve porque o sangue coletado passa por exames e são utilizados nos nossos pacientes da quimioterapia das unidades de terapia intensiva (UTIs), em quase todas as enfermarias, no centro cirúrgico e na nossa região, porque somos o coração da região. Só tenho a agradecer aos doadores e aos captadores que nos ajudam solidariamente”, explica José Mauro Zanin, diretor do Hemocentro do HCFMB.

Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia, ter mais de 50 kg, ter entre 18 e 69 anos (com a primeira doação realizada antes dos 60 anos), não estar em jejum, dormir pelo menos 06 horas antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados das 7h às 12h30. Mais informações através dos telefones (14) 3811-6041 ramal 240 ou (14) 3813-6931.

Qualidade do Hemocentro

O hemocentro passa por três auditorias anualmente e está sempre tirando notas máximas em seus departamentos, são elas: da Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde e da Hemobras (Fundação estatal que desenvolve produtos médicos oriundos do sangue humano). Além disso, o Hemocentro do HCFMB é fornecedor de plasma para a Hemobras na produção desses medicamentos.

Além de participar do Programa de Avaliação Externa de Qualidade em Imuno-hematologia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, obtendo certificado de Elite 2015/2016 com 100% de aproveitamento.

Sobre o Dia Mundial da Doação de Sangue

De acordo com a OMS, 92 milhões de pessoas doam sangue anualmente, sendo que 45% destes doadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de doadores, encorajando outras pessoas a praticar este ato. A organização pretende que em 2020 as doações de sangue em todos os países sejam completamente não remuneradas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.