Definidas estratégias de humanização no novo PS Municipal

Saúde
Definidas estratégias de humanização no novo PS Municipal 02 abril 2011

Representantes da Assessoria de Segurança da Faculdade de Medicina de Botucatu e Hospital das Clínicas (FMB/CFMB); Secretaria Municipal de Transportes (Semutran) e Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram nesta sexta-feira, (1º de abril), no prédio onde funcionará o novo Pronto-Socorro da cidade, na Rua Joaquim Lyra Brandão, 285, Vila Assumpção, na Vila Assunção.

O objetivo da visita foi discutir medidas de humanização do atendimento ? população, através de opções de estacionamento para os usuários e também ações de segurança para quando o serviço entrar em funcionamento.

Estiveram presentes o secretário Municipal de Transportes, engenheiro Vicente Ferraudo; o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva; a coordenadora da implantação da unidade de urgência e emergência, professora Marina Politi Okoshi, do Departamento de Clínica Médica da FMB; além de representantes da Assessoria de Segurança da FMB e HCFMB.

Foram analisados os fluxos de entrada e saída de veículos no prédio e ainda os pontos para a colocação de oito câmeras de monitoramento que serão instaladas no local (ambientes internos e externos). Com orientação do secretário de Transportes foram discutidas opções de estacionamento para portadores de necessidades especiais e idosos, além de alternativas para que haja facilidade para os pacientes pararem seus veículos nas proximidades do Pronto-Socorro.

Um ponto fixo de estacionamento para uma viatura da GCM também será instalado em frente ao novo PS, o que deverá garantir monitoramento permanente da movimentação no local. O novo Pronto-Socorro Municipal, que será administrado pela FMB e seu HC, com apoio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) será inaugurado dia 18 de abril, ao meio-dia, como parte da programação de aniversário da cidade.

A previsão de custeio do serviço será de R$ 480 mil mensais, sendo que 1/3 será repassado pela Prefeitura de Botucatu e 2/3 pelo Governo do Estado de São Paulo. Com o funcionamento dessa nova unidade, o Pronto-Socorro do HCFMB passará a somente receber pacientes referenciados, ou seja, para uma assistência médica especializada e de alta complexidade.

O PS Municipal também será usado como palco de ensino para os alunos dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, além de aprimoramento para da FMB.

Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp e HCFMB

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento