Cuidar com alegria – Pediatria do HCFMB investe em humanização

pediatriaPara muitos, a experiência de estar internado num hospital é algo incômodo, principalmente para as crianças que, muitas vezes, precisam ficar longe da família e dos amigos por um longo período de tempo, num local que, teoricamente, não expressaria a vivacidade que a criança, por si só, alimenta. As práticas de cuidado humanizado tornam-se, assim, importantes para a formação de um vínculo sólido entre o profissional de Saúde e o paciente.

Com esse intuito, os profissionais da Enfermaria de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizam ações para reforçar a humanização dos tratamentos.

Estas iniciativas, de acordo com o setor, visam colocar em prática o papel terapêutico do enfermeiro, com mudanças de atitudes e paradigmas, estabelecendo vínculo de confiança com a criança hospitalizada e seu acompanhante, por meio de ações lúdicas.

A Enfermaria possui um ambiente diferenciado, com adesivos de super-heróis e personagens infantis nas paredes, além de uma área externa com quiosque e playground e uma brinquedoteca especializada para o desenvolvimento de atividades lúdicas durante o período de hospitalização. O setor também conta com uma recreacionista, que auxilia na orientação e execução destas atividades lúdicas.

Quanto ao vestuário, os enfermeiros utilizam uniformes azul-marinho (ao invés do tradicional branco) e pranchetas com adesivos de personagens infantis, a fim de ajudar no vínculo com as crianças.

Recentemente, os enfermeiros também providenciaram máscaras cirúrgicas animadas (que também são utilizadas pelos pacientes) para auxiliar no estabelecimento de vínculos de confiança e de afeto com as crianças, permitindo um contínuo desenvolvimento e tornando a experiência da hospitalização menos traumática.

Regina Celia de Santi Lucio, da Gerência de Enfermagem, reforça a importância de iniciativas como estas para os pequenos pacientes. “Estas atitudes permitem despertar nas crianças, acompanhantes e equipe de Enfermagem a conscientização da relação enfermeiro-paciente e os sorrisos de nossos pequenos heróis nos fazem repensar as relações no processo de trabalho, a fim de torná-las mais construtivas e acolhedoras”.

“A Gerência de Enfermagem parabeniza os enfermeiros da Pediatria pela iniciativa, comprometimento e, principalmente, amor pelas nossas crianças. Vocês conseguem demonstrar que a Enfermagem será sempre a mais bela das artes!”, parabeniza Karen Aline Batista da Silva, Gerente de Enfermagem do HCFMB.

Equipe de Enfermeiros da Pediatria HCFMB: Janaína Chinaque F. Forti, Carina Rodrigues do Nascimento, Cristiane Mesquita Ramos, Flora Isabel Messias, Josenil Lopes Santos, Juliano Aparecido Garcia, Karen Lecioli, Solange Baptista Motilo e Taissa de Castro Marques.