Confirmada instalação do AME e do Centro Lucy Montoro

Informações passadas pela Secretaria de Comunicação confirmam que Botucatu está confirmada entre as cidades escolhidas pelo Governo do Estado para receberem dois novos importantes equipamentos públicos na área da saúde: o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11) pelo prefeito João Cury Neto, após reunião com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, que contou também com a participação do subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury; do superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu, Emílio Curcelli e do ex-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Sérgio Muller.

O encontro é um desdobramento da audiência particular que o prefeito teve com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, no último dia 2. “Estávamos angustiados ? espera de uma decisão do Governo do Estado. A pedido do próprio governador, em 2009, adquirimos o prédio da antiga Brashidro para receber esses dois equipamentos. Hoje, finalmente, batemos o martelo e confirmamos a instalação do AME e do Centro Lucy Montoro em Botucatu”, anuncia Cury.

Já na próxima semana, o município deverá formalizar a cessão de uso do prédio ao Estado que ficará responsável por encaminhar o processo licitatório e pelo pagamento das obras de reforma e adaptação do imóvel, avaliadas em R$ 8 milhões. A previsão é que os serviços sejam iniciados em meados de setembro e os equipamentos inaugurados em 2013.

“Todos sabem dos gargalos que temos na saúde em Botucatu. Na área de especialidades e de exames a demora pode ser de meses para conseguir atendimento. Isso acontece devido a falha no sistema que não conta com um ambulatório de especialidades. Com a chegada do AME, um equipamento de abrangência regional, vamos diminuir a fila de espera e atender melhor a população. Serão mais de 20 especialidades médicas, onde a pessoa passará por consulta e já será encaminhada para exames. Vamos dar um salto de qualidade e Botucatu passará a ocupar uma posição privilegiada”, comenta o prefeito.

“A instalação do Centro Lucy Montoro também nos colocará no rol de um seleto grupo de cidades com uma estrutura de saúde diferenciada para atender as pessoas com deficiência. A unidade colocará ? disposição da população profissionais especializados como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. A reunião em São Paulo foi muito produtiva e cidade de Botucatu pode comemorar. Essas conquistas são fruto do trabalho de muitas pessoas, que sonharam esse sonho e lutaram nossa luta”, completa Cury.

Para esse ano, a expectativa é que sejam entregues outros importantes equipamentos voltados ao atendimento gratuito de saúde ? população. Constam da relação a Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos (75 leitos), o Hospital Geral de Botucatu (80 leitos) e o Hospital Sorocabana.