Clássico sobre tratamento da leucemia é distribuído na Unesp

Os pais e responsáveis por crianças com leucemia, acompanhadas no Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), foram presenteados, quarta-feira, 14 de dezembro, com um livro que pode fazê-los mudar a maneira de enxergar a doença de suas crianças. Exemplares da publicação “Você e a Leucemia. Um dia de cada vez”, escrita pela médica Lynn S. Baker, foram distribuídos através de uma doação da empresa farmacêutica Pfizer.

O livro, recentemente traduzido do inglês para o português, tem o objetivo de atingir crianças com leucemia e as pessoas que cuidam delas. Ele foi escrito, segundo seu prefácio, de forma especial para ser lido pela maior parte das crianças acima de 8 ou 9 anos de idade e compreendido por pessoas de todas as faixas etárias. A publicação também pretende prover conhecimento sobre a doença e de como lidar com ela.

Originalmente o título da obra era You and Leukemia, escrito em 1975. O material, hoje utilizado por profissionais de saúde do mundo todo envolvidos com o tratamento da doença, foi publicado pela primeira vez em língua estrangeira no Japão, em 1982, pela Saunders (Ed. Elsevier). Em 2010, a tradução para o português foi viabilizada através do esforço de um casal carioca: Rodrigo e Maria Isabel Capistrano, pais de uma garota de 1 ano e 10 meses que teve leucemia.

Impressionados com a linguagem usada no livro e gratos pela importância que as informações nele contidas tiveram em um dos momentos mais difíceis de suas vidas, Rodrigo e Maria Isabel buscaram parceiros que os ajudaram a concretizar o projeto. Além da Pfyzer, o CordVida – um banco de armazenamento de células-tronco – também foi responsável por trazer a publicação para o Brasil.

“Tivemos no You and a Leukemia o conforto material, técnico, médico, que faltava. Preencheu perfeitamente uma lacuna importante que tínhamos”, afirmam no texto do prefácio os idealizadores da edição brasileira do livro.