Cevap promove eventos sobre animais peçonhentos

Consolidado como um dos mais importantes centros da área, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp, vinculado ? Faculdade de Medicina de Botucatu, promoverá uma série de atividades acadêmicas e científicas para comemorar seus 20 anos de história. A II Semana do Cevap será realizada entre os dias 23 e 29 de maio e será dedicada a conscientizar, divulgar e incluir a comunidade no contexto dos acidentes com animais peçonhentos.

A prevenção e preservação dos animais e os primeiros-socorros estarão na pauta de discussões. Para atender a essa demanda serão realizadas visitas monitoradas nas escolas públicas e privadas da região de Botucatu ao Museu Biológico do Cevap; um Encontro da Rede Vital para o Brasil, que discutirá a produção e certificação dos antivenenos, biologia e parasitologia de serpentes, bioquímica e biologia molecular de toxinas animais; Minicurso de 8 horas abordando o tema: Acidentes com animais peçonhentos – clínica, epidemiologia, diagnósticos diferenciais, tratamento e profilaxia.

O público alvo das visitas monitoradas serão professores e alunos do primeiro e segundo graus, e do minicurso serão alunos de graduação em Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, Agronomia, pós-graduandos e pós-doutorandos.

“O objetivo é promover a educação e a preservação ambiental, divulgar a herpetofauna (totalidade de espécies de répteis e anfíbios existentes na região); aproximar a comunidade dos pesquisadores da Unesp; estimular a comunicação entre profissionais especializados, pesquisadores e estudantes; despertar interesse entre os alunos de graduação e pós-graduação para o tema e, por fim, ampliar a rede de colaboração e parcerias com os demais centros de pesquisa e produção do Brasil”, afirma o professor titular da FMB Benedito Barraviera, coordenador executivo do Cevap. Outras metas desse encontro são educar, conscientizar, divulgar e incluir a comunidade para o assunto evitando-se eventos adversos, sequelas e mortes por ocasião dos acidentes.

{n}Acidentes matam 300 pessoas por ano{/n}

Os acidentes com animais peçonhentos causados por serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, vespas e lagartas estão entre as 20 doenças negligenciadas catalogadas pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, ocorrem cerca de 140.000 acidentes por ano sendo 300 deles fatais.

“Trata-se no momento de problema de saúde pública urbano, haja vista que a maioria dos acidentes, especialmente com escorpiões (Tityus serrulatus), aranhas (Loxosceles sp), abelhas (Apis mellifera) e vespas ocorre no interior ou próximo ? s residências”, destaca professor Barraviera.

{n}Sobre o Cevap{/n}

O Cevap é um Centro Interunidade, modalidade de Unidade Complementar, prevista no Estatuto da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multi campi, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.

Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Instituto de Biociências de Botucatu, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e Instituto de Biociências de Rio Claro. Em 2006 inaugurou sua sede definitiva, com aproximadamente 2.000 m2 de área construída, na Fazenda Experimental Lageado – Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp em Botucatu.