César Neto recebe nova Unidade de Saúde da Família

Foi entregue oficialmente a nova Unidade de Saúde da Família do distrito de César Neto em evento que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Botucatu, João Cury Neto; o vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior; o presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim); a secretária municipal de Saúde, Tânia de Cássia Gasparelo; o subprefeito de César Neto, André Bissacot; o diretor-presidente da Fundação UNI, doutor José Carlos Christovan (Bazuca); o enfermeiro responsável pela unidade, Lucas Cardoso; e o diácono Adilson, da paróquia Santíssimo Sacramento.

O espaço possui 324 metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 494 mil. Ele atenderá uma população estimada em 1.300 pessoas, e contará com uma equipe completa formada por: um médico, uma enfermeira, um dentista, um auxiliar de serviços dentários, dois auxiliares de enfermagem, um auxiliar administrativo, um auxiliar de limpeza e um agente comunitário.

Anteriormente, a unidade não possuía infraestrutura adequada, o que limitava o potencial de atendimento da equipe. A mesma funcionava em uma espécie de edícula, sem ventilação, com umidade e má distribuição de salas.

Agora, ela conta com espaços adequados para inalação, coleta de exames, atendimento médico e dentário, aplicação de vacinas e sala de espera.
“Esta unidade reflete a preocupação da Prefeitura com a população. Trata-se de um posto limpo, confortável e que conta com uma equipe bem formada. Além disso, ele tem o mesmo nível do serviço privado, o que é difícil de ser visto no serviço público em geral. E justamente por ser público é que tem a obrigação de ser o melhor”, enfatizou a secretária de Saúde, Tânia de Cássia Gasparelo.

De acordo com o vice-prefeito, a unidade foi construída com ampla infraestrutura e equipamentos de alta tecnologia, tendo sido planejada para durar, no mínimo, 30 anos. “A mesma qualidade de saúde existente na Cidade deve haver em César Neto. Assim, ao invés de ampliar a antiga casa, decidimos construir uma nova e, para isso, contamos com todo o apoio da Fundação UNI. Esta unidade, além de tudo, irá potencializar o trabalho da equipe”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da Fundação UNI, doutor José Carlos Christóvan (Bazuca), o novo posto conta com uma estrutura completa para o atendimento de qualidade ? população. “Quando vejo este espaço pronto, tenho a certeza de que valeu a pena todo o trabalho voltado para sua construção”, acrescentou.

Para o prefeito João Cury, a importância da entrega da nova unidade está no fato de César Neto se caracterizar como um local que há muito tempo não via investimentos na área da saúde, sendo que o antigo posto foi inaugurado em 1984, ou seja, há 28 anos.
“César Neto, que ficou por muitos anos no esquecimento, merece toda a atenção especial. Hoje, estamos aqui para honrar o compromisso assumido.

Tudo isso faz parte das ações que têm sido realizadas com o objetivo de promover uma aproximação entre a comunidade e a Prefeitura, pois somente assim iremos saber quais as reais necessidades de cada região para, então, melhorá-las. Devemos sempre lembrar que sonho que se sonha só é apenas um sonho, e sonho que se sonha junto é o começo de uma nova realidade. E César Neto está vivendo o início de uma nova realidade”, ressaltou.

Mais unidades são construídas – Além de César Neto, a Prefeitura, por meio do programa “Botucatu Com Mais Saúde”, irá inaugurar mais três unidades de saúde da família no Município. Os demais bairros selecionados foram Jardim Santa Elisa, Vitoriana e Comerciários.

{n}Vitoriana{/n}

O próximo posto a ser entregue será o de Vitoriana, em evento marcado para o próximo domingo (1º de julho), ? s 9 horas. Este é o primeiro prédio próprio da unidade, que por décadas utilizou casas alugadas para o atendimento ? comunidade. Agora, com cerca de 700 metros quadrados construídos, ela possuirá espaço e equipamentos completamente adequados ? s necessidades do serviço prestado ? população. O investimento total da obra corresponde a R$ 1.191.133,88.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação UNI já definiram os bairros prioritários para receberem a construção de mais sete unidades de saúde da família, a partir de 2013. A ideia é deixar os terrenos reservados e os projetos prontos para o próximo prefeito executá-los. Os locais escolhidos são Santa Maria, Jardim Reflorenda, Parque dos Pinheiros, Jardim Itamaraty, Bairro Alto, Real Park e Cohab 4