Caso de dengue é confirmado na Vila Nova Botucatu.Dois ainda são suspeitos de Zika

Na tarde desta segunda feira, 21, a Secretária Municipal de Saúde confirmou ao Acontece Botucatu mais um caso autóctone de dengue, ou seja, com transmissão dentro do munícipio.

Trata-se de uma moradora da Rua Miguel Catarino na Vila Nova Botucatu, que apresentou sintomas da doença após atendimento na rede pública de saúde. Além dessa confirmação, existem mais dois casos suspeitos da doença na região.

A reportagem do Acontece Botucatu acompanhou os trabalhos de bloqueio da Vigilância Ambiental em Saúde na Vila Nova Botucatu. “Não dá para afirmar que tem transmissão no bairro, pois não tivemos a progressão de casos. Por isso estamos fazendo o bloqueio de criadouros no local”, disse o Secretário Municipal de Saúde Claudio Lucas Miranda.

Botucatu tem hoje 40 casos confirmados de dengue. O número é considerável, mas ainda é bem menor em relação ao ano passado. “Em 2015 eram aproximadamente 120 casos nessa mesma data, esse ano estamos com 40 confirmados. Claro que o número incomoda, mas as ações do programa Meu Bairro de Cara Nova têm contribuído para essa redução nas regiões leste e norte”, colocou o secretário.

Fotos: André Godinho

 

Zika vírus e Chikungunya

Segundo informações da VAS, Botucatu tem dois casos suspeitos de zika vírus. “Ainda esperamos os resultados do Instituto Adolpho Lutz. Desses dois casos, tudo leva a crer que um deles realmente teve zika, um senhor de 54 anos da Vila São Lúcio. Esse seria o segundo caso em Botucatu”, disse Claudio Miranda.

A Vigilância ainda aguarda resultado de um caso suspeito de Chikungunya. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes suspeitos passam bem.