Caso de dengue é confirmado na Vila Casa Branca

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) recebeu a confirmação de um caso positivo de dengue no último dia 11 de novembro na Vila Casa Branca. Segundo Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor de serviços de Saúde Ambiental e Animal, a paciente relata que não se deslocou para fora de Botucatu, por isso o caso de dengue é considerado autóctone, isto é, foi contraído dentro do próprio município.

“Existe a possibilidade de um familiar que esteve em uma cidade do Litoral Paulista ter contraído a doença e ao retornar para o município o mosquito local o picou, se infectou, e transmitiu a doença originando o caso, já que o ciclo de transmissão da dengue se dá da seguinte forma: o mosquito sadio se infecta ao picar uma pessoa doente e passa a transmitir a dengue para outra sadia”, explicou.

Desde a última quarta-feira (16), os agentes de saúde pública realizam atividades de redução de criadouros e busca ativa de novos casos suspeitos na região da residência do paciente. Em 2011, a VAS já realizou 209 notificações de casos suspeitos de dengue, com 27 confirmados, 16 importados e 11 autóctones.

A equipe da VAS orienta a população a redobrar a atenção, pois estamos entrando em um período em que as chuvas serão frequentes. Por isso, as pessoas devem ter cuidados em não deixar recipientes em condições que acumulem água e a quaisquer sintomas como, febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, cansaço e indisposição, a pessoa deve procurar atendimento médico, evitando a automedicação.