Campanha contará com testes de HIV e sífilis

Saúde
Campanha contará com testes de HIV e sífilis 23 novembro 2013

A Secretaria de Saúde de Botucatu, por meio do programa municipal de DST/aids, está na preparação da campanha estadual Fique Sabendo, que será realizada de 25 de novembro a 1º de dezembro (Dia Internacional de Luta Contra a Aids) em todas as unidades de saúde e pontos estratégicos da Cidade.

Nos dias 28 e 29, das 9 ? s 14 horas, ações serão realizadas na Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque). Intervenções artísticas da Companhia Paulista de Artes, com alusão ao tema, também farão parte da programação nos dias 30 de novembro (9 ? s 13 horas – Praça do Bosque) e 1º de dezembro (17 horas – Teatro Municipal Camilo Fernandes Dinucci).

A campanha busca mobilizar a população, principalmente junto ? s pessoas com vida sexualmente ativa e que nunca realizaram os testes de HIV/aids e sífilis. A previsão é realizar em Botucatu entre 4 mil a 6 mil testes em aproximadamente 3 mil pessoas, e distribuir 60 mil preservativos até o fim da campanha. No período de um ano, são mais de 430 mil camisinhas distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Mas a equipe do programa DST/aids no Município já iniciou a ação “extra muro” em empresas, instituições de ensino superior e outros pontos da Cidade. Nela, além da distribuição de preservativos, são realizados testes rápidos (15 minutos) de HIV e sífilis, sendo este último a novidade da campanha deste ano.

“A missão do programa DST/aids é diminuir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis, buscar melhoria da qualidade de vida das pessoas com o vírus HIV, além de diminuir o preconceito e a discriminação”, argumenta Vivian Sauer Torres da Silva, coordenadora do programa municipal de DST/aids.

{n}Parceria com CTA e SAE{/n}

As unidades de saúde oferecem testagem e diagnóstico de DST/aids ao longo de todo o ano. Os casos positivos de HIV são encaminhados ao Serviço de Assistência Especializada de Infectologia (SAE) Dr. Domingos Alves Meira (antigo Hospital Dia), que registra pouco mais de 250 pessoas de Botucatu em tratamento. De janeiro a outubro deste ano, por exemplo, foram diagnosticados no Município 36 novos casos de HIV.

A Secretaria Municipal de Saúde também trabalha em parceria com o Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) instalado no Centro de Saúde Escola (CSE) da Unesp, na Vila dos Lavradores. Nele são realizadas orientações para prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis além da distribuição de preservativos.

“A Secretaria de Saúde fornece medicamento para tratar as DST’s e algumas infecções do portador de HIV. Além disso, nossa equipe do programa DST/aids trabalha em parceria com diversos setores através de palestras, oficinas de sexo seguro, atendimentos individuais, e apoio a liderança LGBT”, comenta Vivian Sauer.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento