Campanha busca prevenir tumor mamário em animais

Neste sábado (25) aconteceu em Botucatu a primeira edição da Campanha de conscientização e prevenção dos tumores mamários em animais de companhia, promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp e Prefeitura Municipal, com apoio da Associação Brasileira de Patologia Veterinária e Associação Brasileira de Oncologia Veterinária.

Trata-se da primeira etapa de um projeto de extensão que visa prestar auxilio à população, esclarecendo sobre o papel da castração precoce na prevenção de tumores mamários e a importância do exame das cadeias mamárias em cadelas e gatas. “Assim como é observado nas mulheres, a detecção precoce também significa maior chance de cura nestes animais”, ressalta a professora Juliany Quitzan, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ.

Docentes, residentes, alunos de graduação e pós-graduação da FMVZ estiveram das 14 às 17 horas, nos postos instalados na Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque), Cohab I (próximo ao Supermercado Manzini) e Parque Marajoara (Rua Angelo Dezen (próximo à igreja Assembléia de Deus). A equipe da Faculdade distribuiu material informativo sobre o tema, examinaram animais e ensinaram proprietários a fazer o exame periódico. Os casos diagnosticados durante a campanha serão encaminhados para tratamento no Hospital Veterinário.

Os dados obtidos durante a campanha e o eventual tratamento dos pacientes servirão para um levantamento local, além da alimentação de um banco nacional de tumores mamários, organizado pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária.

Além de beneficiar a população, a campanha permite que os estudantes apliquem seus conhecimentos teóricos adquiridos. “Esperamos desta forma concretizar os objetivos de nossas ações de ensino, pesquisa e extensão”, comenta a professora Juliany.