Botucatu terá curso de ciência médica indiana

A Clínica Crê-Ser em parceria com o Studio Kamala, escola de autoconhecimento e saúde está promovendo em Botucatu o Curso Ayurveda para a vida. Este curso abordará métodos simples para desenvolver a sensibilidade em relação a esse ser que somos, nossa capacidade de auto observação e compreensão de sintomas que possam nos levar a doenças, a inter relação com o mundo que nos rodeia, a harmonização e revitalização de nossas vidas.

Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional. No Brasil é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas.

De acordo com a psicóloga Eliete Trombini, a Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. “Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la”, coloca a psicóloga.

A finalidade do curso é ajudar as pessoas a se tornarem conscientes de sua saúde, a sentirem-se a si mesmos como um todo, como uma unidade e uma integridade, para depois compreenderem sua unicidade com os outros e com o mundo. Inscrição poderá ser feita pelo e-mail: kamala.botucatu@gmail.com

Vale lembrar que o curso terá como focalizador o professor Fernando, educador físico, especialista em terapias corporais, estudioso de yoga, ayurveda e vedanta no Brasil e na Índia. Formado em Raja Yoga e Ayurvedapela Escola Brahma Vidialaya.

 

Programa

Módulo 1 – dia 16 de agosto

– Conceitos da Ayurveda para a Vida;

– Aprendendo a identificar os cinco elementos da natureza;

– A expressão dos cinco elementos nos três biótipos funcionais – Pitta, Vata e Kapha.

 

Módulo 2 – dia 20 de setembro

– As bases das práticas Ayurvédicas – o caminho para uma vida saudável;

– Como entender e melhorar a capacidade de digerir, absorver e eliminar.

 

Módulo 3 – dia 12 de outubro

– Princípios básicos da nutrição no Ayurveda;

– Aula de culinária Ayurvédica – aprendendo a preparar e combinar alimentos para os três biótipos funcionais.

 

Módulo 4 – dia 26 de outubro

– Os sentidos, a mente e o ser – as bases para intra e inter-relações saudáveis;

– O despertar da beleza interior para uma vida plena e completa.

 

Módulo 5 – dia 20 de dezembro

– Práticas Ayurvédicas: exercícios respiratórios, meditação, Yoga, massagens – práticas para uma rotina diária de limpeza e revitalização do corpo/mente.