Botucatu recebe curso de ciência indiana

A Clínica Trombini & Sartori, em parceria com o Stúdio Kamala, escola de autoconhecimento e saúde, está trazendo para Botucatu o Curso Ayurveda para a Vida. Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. No Brasil é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos ? manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar ? fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

“O curso aborda métodos simples para desenvolver a sensibilidade em relação a esse ser que somos, nossa capacidade de auto observação e compreensão de sintomas que possam levar a doenças, a inter relação com o mundo que nos rodeia, a harmonização e revitalização de nossas vidas”, explica a psicóloga Eliete Trombini. “A Ayurveda ajuda as pessoas a se tornarem conscientes de sua saúde, a sentirem-se a si mesmo como um todo, como uma unidade e uma integridade para depois compreenderem sua unicidade com os outros e com o mundo”, completa.

Em Botucatu o curso será aplicado por profissionais especializados em cinco módulos, cada um em um dia diferente, das 14 ? s 18 horas, sempre aos sábados, e as inscrições podem ser feitas na Rua Manoel da Silva, nº 280, Vila Carmelo ou pelo site trombini.sartori@gmail.com, no horário comercial.

{n}Dia 22 de fevereiro{/n}
– Conceitos da Ayurveda para a Vida;
– Aprendendo a identificar os cinco elementos da natureza (éter, ar, fogo, água e terra);
– A expressão dos cinco elementos nos três biótipos funcionais – Pita (regido por fogo e água); Vata (ar e éter); e Kapha (terra e água).

{n}Dia 29 de março{/n}
– As bases das práticas ayurvédicas – o caminho para uma vida saudável;
– Como entender e melhorar a capacidade de digerir, absorver e eliminar

{n}Dia 10 de maio{/n}
– Princípios básicos da nutrição no Ayurveda;
– Aula de culinária Ayurvédica – apreendendo a preparar e combinar alimentos para os três biótipos funcionais

{n}Dia 28 de junho{/n}
– Os sentidos, a mente e o ser – as bases para intra e inter-relações saudáveis;
– O despertar da beleza interior para uma vida plena e completa

{n}Dia 19 de julho{/n}
– Práticas Ayurvédicas: exercícios respiratórios, meditação yoga, massagens – práticas para uma rotina diária de limpeza e revitalização do corpo/mente