Botucatu ganha Unidade de Pronto Atendimento

Já está tudo definido para que a Cidade de Botucatu ganhe uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que tem previsão de ser instalada em um terreno, já escolhido, na região do Jardim Brasil. A novidade foi anunciada pelo prefeito João Cury Neto na manhã desta sexta-feira (5).

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais e oferece estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

“Nas localidades que contam com UPA, mais de 90% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega ? s unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, revela o prefeito.

Essas unidades fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção ? s urgências. Cury enfoca que a Prefeitura formulou, oficialmente, pedido para a instalação de UPAs para atender as regiões Oeste (distrito de Rubião Júnior), Norte (Vila dos Lavradores) e Leste (Jardim Brasil/Jardim Peabiru).

Lembra o chefe do Executivo que em 4 de novembro de 2009 foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) a Deliberação CIB (Comissão Intergestores Bipartite) 58, que trouxe a relação dos 54 municípios habilitados como sede de UPAs referente ao recurso financeiro destinado para o ano de 2010. A lista incluía Botucatu, cujo pleito já havia sido aprovado em análise realizada pelo Grupo Técnico Bipartite.

A partir disso, a Prefeitura obteve o sinal verde para cadastrar sua proposta junto ao Ministério da Saúde que recebeu o nº 46634.101000/1090-01. O processo tramitou até que este mês o prefeito recebeu o sinal positivo para sua instalação.