Botucatu ganha mais uma Unidade de Suporte Avançado para o Samu

 

Reprodução Facebook: André Spadaro com o Ministro da Saúde Ricardo Barros

A cidade de Botucatu receberá do Governo Federal uma nova ambulância para o Samu. A informação foi dada na tarde desta terça-feira, dia 10, pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro.

Spadaro esteve em São Paulo, onde recebeu das mãos do Ministro da Saúde Ricardo Barros a oficialização do veículo. O novo equipamento tem o valor de R$ 180 mil.

O encontro, que também contou com as presenças do Governador Geraldo Alckmin, do Prefeito de São Paulo João Dória, entre outros, ocorreu na sede do governo de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes.

O processo  foi encaminhado ao Governo Federal em março de 2016, ou seja, na gestão João Cury. A Portaria que concede o veículo data de 28 de dezembro.

A Unidade de Suporte Avançado é projetada para o atendimento com médico, enfermeiro e condutor. “Em poucos dias de governo do prefeito Pardini, Botucatu ainda colhe frutos da gestão João Cury e se prepara para buscar novos recursos para a Saúde em breve”, disse André Spadaro ao Acontece Botucatu.

Este será o segundo veículo de Suporte Avançado do Samu em Botucatu

Atualmente o Samu de Botucatu conta com duas ambulâncias, sendo uma de Suporte Básico e outra de Suporte Avançado. A nova unidade deverá estar à disposição do município em aproximadamente um mês.

“Existe um trâmite burocrático apenas. O Ministério da Saúde em breve nos encaminhará o cronograma de entrega. Vamos cobrar a partir de amanhã”, completou Spadaro.

O Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que funciona 24h por dia, tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Pronto Socorros no caso de Botucatu, para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências quanto em locais de trabalho e vias públicas. Em Botucatu o Samu atua desde 2009.