Bosque terá posto fixo da Campanha contra influenza

A Secretaria de Saúde Municipal em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizará a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação começa nesta segunda-feira (25 de abril) e se prolonga até 13 de maio. Durante toda a campanha, um posto fixo de vacinação na Praça Emílio Peduti (Bosque) atenderá a população que passa pelo Centro.
No dia 30 (sábado) deste mês todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas para o Dia de Mobilização Nacional contra a gripe sazonal e pandêmica. Na mesma data, postos volantes espalhados em estabelecimentos comerciais e zonas rurais da Cidade também fornecerão a vacina.

Nessa campanha, além dos idosos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde e os povos indígenas, a vacinação também será direcionada ? s crianças na faixa etária de seis meses a dois anos e ? s gestantes, o que representará, aproximadamente, 28 mil pessoas a serem imunizadas em Botucatu. Adultos não estão inclusos nesta campanha.

“É importante salientar que a vacina não provoca gripe. A vacina contra a Influenza não provoca eventos adversos graves. Para os idosos, o principal benefício é a prevenção das complicações de pneumonia, evitar gastos com medicamentos e possíveis internações hospitalares, por exemplo. Já para as gestantes traz benefícios inclusive para os bebês”, garante Maíra Rodrigues Baldin Dal Pogetto, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuve) de Botucatu.

A meta da Secretaria de Saúde será vacinar 80% da população estimada para receber a vacina. Em 2010, a cobertura vacinal atingida ao final da Campanha do Idoso foi de 53% (9.823 doses aplicadas).