Banco de Leite do HCFMB recebe Moção da Câmara

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas de Botucatu recebeu uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Botucatu

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu, no último dia 11 de fevereiro, uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Botucatu. A honraria é direcionada ao Serviço pelo terceiro ano consecutivo por ter recebido o Certificado de Excelência (categoria ouro) do Credenciamento de Bancos de Leite Humano no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH).


A moção teve a autoria do vereador Lelo Pagani (Rede) e, de acordo com a médica coordenadora do Banco de Leite, Dra. Saskia Feketi, mostra o reconhecimento da comunidade aos serviços prestados pelo BLH. "O reconhecimento da sociedade coroa esse trabalho árduo e de qualidade que a gente faz durante o ano inteiro. A equipe inteira colabora na parte técnica (laboratorial), mas também na parte de Enfermaria e atendimento às mães e aos bebês da UTI neonatal", explica.

Sobre a Certificação

Em 2015, o Banco de Leite Humano (BLH) do HCFMB conquistou, pelo terceiro ano seguido, a certificação categoria ouro do Credenciamento de Bancos de Leite Humano no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH). Essa certificação é uma iniciativa resultante da articulação da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (CRNBLH).
Banco de Leite Humano do HCFMB

O Banco de Leite Humano do HCFMB fica no câmpus da Unesp, em Rubião Júnior, e precisa de constantes doações. Caso alguma lactante se interesse em colaborar com o BLH, a doação pode ser feita por mulheres que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas, ou façam uso excessivo de álcool. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone (14) 3811-6410.