Assinado convênio para gestão do “Hospital do Bairro”

Fotos: Valéria Cuter

Na noite desta quarta-feira (8), aconteceu a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Botucatu, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar) para gestão do Hospital do Bairro (antigo Sorocabana). O evento foi realizado no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação, que recebeu um bom número de pessoas.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito João Cury Neto; do presidente da Famesp, Pasqual Barretti; do vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior; do secretário municipal de Saúde, Cláudio Lucas Miranda; entre outras autoridades. “Vamos devolver o hospital ? população para escrever uma nova página na história da Saúde em Botucatu”, colocou o prefeito.

As instalações onde funcionava o Hospital Regional Sorocabana foram adquiridas pela Prefeitura, a partir da ação de desapropriação em 2011 e o prédio passa por reforma para modernização de suas instalações. A empresa Mulotto Construções Civis Ltda., vencedora do processo licitatório está realizando o trabalho. A prefeitura pagou R$ 1.100.000 pelo prédio e a expectativa é que sejam contratados diversos funcionários que prestaram serviços ao antigo hospital.

Apesar da reforma, serviços como ultrassonografia, raio-X e oftalmologia continuam sendo oferecidos ? população. O grande diferencial do novo hospital, será a instalação do primeiro Pronto Socorro Infantil da região e uma ala de internação, exclusiva para crianças. A previsão é que o hospital faça uma média de quatro mil atendimentos por mês através do Sistema Único de Saúde (SUS) e inicie o atendimento em junho.

Diretor presidente da Famesp, Pasqual Barretti, salientou que a instalação do PS Infantil irá solucionar o problema de sobrecarga no HC da Unesp. “Só posso agradecer a confiança depositada na Famesp que terá a responsabilidade de gerir essa nova unidade hospitalar. É um passo muito importante e quem se beneficia é a população que terá uma unidade com atendimento voltado ? pediatria”, disse.