Ambulatório de Oncologia do HCFMB passa a funcionar no Hospital Estadual‏

O ambulatório de Oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passará a funcionar no Hospital Estadual Botucatu (HEB) a partir do dia 18 de abril. A mudança da área de Oncologia para o HEB tem como principal objetivo melhorar a infraestrutura geral do setor. O processo de mudança vem sendo pensado há meses, e conta com a participação de diversos setores do HCFMB, que estão diretamente envolvidos com a rotina do setor de Oncologia. 

Todas as adequações necessárias para receber o serviço da Oncologia já foram feitas no HEB. Aos poucos, os pacientes já estão sendo comunicados sobre a mudança, assim como as prefeituras das cidades que pertencem a Divisão Regional de Saúde (DRS) atendidas pelo HCFMB.

Atualmente, o setor de Oncologia realiza cerca de 80 a 90 atendimentos ao dia, além de aproximadamente 100 a 150 sessões de quimioterapia. O coordenador do setor de Oncologia do HCFMB, Dr. Rafael Gaiolla acredita que o novo espaço acomode melhor esse fluxo. "Temos certeza que, com essa nova estrutura no HEB, o setor terá capacidade de absorver os eventuais aumentos de demanda", afirma.

A rotina de atendimento será mantida. Para manter a organização do novo setor, Gaiolla diz que o fluxo de pacientes será unidirecional. "Da recepção, o paciente se dirigirá ao ambulatório e, se necessário, para o setor de infusão. Isso reduz a circulação desnecessária de pessoas em locais não indicados, o que torna o ambiente mais organizado, adequado e com uma rotina otimizada", esclarece.

Ainda para Gaiolla, a mudança do setor, que já era discutida há alguns meses junto à Superintendência do HCFMB, é realizada em um momento muito oportuno. "Nossa equipe atuará dentro de uma nova estrutura, mais ampla e muito mais adequada para o funcionamento do serviço. Isso reflete diretamente no paciente, que terá mais conforto durante sua consulta e durante a infusão da quimioterapia. Além disso, os serviços multidisciplinares como nutrição, psicologia e serviço social, que estão diretamente envolvidos no atendimento ao paciente oncológico, estarão melhor acomodados", diz.

O Hospital Estadual Botucatu está localizado na Avenida José Ítalo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto.

 

Assessoria de imprensa HCFBM

Foto: Assesoria de imprensa HCFMB