Alunos da medicina participam de treinamento no quartel do 12º Grupamento de Bombeiros

Atividade prática foi realizada no dia 21 de junho.

bombeiros-medicina (3)

bombeiros-medicina (1) No dia 21 de junho, alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) realizaram um treinamento no quartel do 12º Grupamento de Bombeiros de Botucatu. A iniciativa denominada “imobilizações em prancha rígida e colocação de colar cervical” consistiu numa atividade prática de atendimento de urgência e emergência em locais distintos do tradicional ambiente hospitalar.

“Além do treinamento prático, o contato com os Bombeiros permitiu desenvolver a visão sobre o local de atendimento da ocorrência, que é uma outra realidade, já que na rua existem várias influências do meio externo que exigem um preparo diferenciado do socorrista”, explica Renato Colenci, participante do treinamento.

Os alunos da medicina que participaram da atividade fazem parte da Liga do Trauma de Botucatu (LTB), que consiste em um grupo de estudos teórico-prático cujo objetivo é proporcionar aos discentes um espaço de formação extracurricular em atendimentos de urgência e emergência e promover a interação com a comunidade por meio de treinamentos e atividades de campo.

Parceria

bombeiros-medicina (2)Em 2016, outras atividades estão programadas para acontecer em parceria com o Corpo de Bombeiros de Botucatu: princípios do fogo e primeira abordagem aos queimados, movimentação e transporte de vítimas, treinamento em salvamento veicular, treinamento em salvamento em altura e treinamento em salvamento aquático.

“Os alunos da Liga agradecem a oportunidade proporcionada pelo Capitão Edson Winckler Filho e disponibilidade dos Sargentos Claudenir Celestino de Jesus e Rogério Machado e o Cabo Clauderval Bento na realização da atividade. Também contribuíram para o sucesso da atividade os professores Edson Luiz Fávero Júnior e Rodrigo Gibin Jaldin, que participam ativamente na orientação das atividades da LTB”, finaliza Colenci.

(Assessoria da FMB)