Agentes de saúde doam sangue ao Hemocentro do HC

Na última sexta-feira (17), um grupo de 12 agentes de saúde pública da Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu se organizou para doar bolsas de sangue ao Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp.

“O pai de uma agente iria passar por uma cirurgia, mas no final a equipe se mobilizou e decidiu fazer essas doações, que sempre são uma ação positiva e que vem ao encontro com a missão da Secretaria da Saúde. Espero que outros grupos e empresas da Cidade possam fazer o mesmo pois sabemos das dificuldades do Hemocentro em manter uma média alta de doações ao longo do ano, especialmente agora na época de férias escolares e com clima mais frio”, argumenta Rodrigo Iais, diretor do Departamento de Saúde Ambiental e Animal de Botucatu.

Com o estoque de sangue em níveis muito baixos, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu busca constantemente doadores de sangue de todos os tipos, principalmente O positivo e negativo, além do A negativo. A unidade coleta e distribui sangue para os hospitais de Botucatu e região. A meta ideal é que o HC recebe cerca de 80 doações de sangue por dia. Hoje o volume diário de doações chega a quase 30, criando dificuldades para o tratamento e acompanhamento médico dos pacientes.

Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 16h30, além de atender em horário especial às quartas-feiras das 18 às 21 horas, e aos sábados das 7 às 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou 3811-6041, ramal 240.

 

Condições para doar sangue:

· Apresentar RG ou outro documento oficial com foto (original);

· Ter boa saúde;

· Ter mais de 50 kg;

· Ter entre 18 e 69 anos – idade máxima para a primeira doação é de 60 anos;

· Aos 16 e 17 anos a doação só será autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento oficial, com foto de ambos;

· Não estar em jejum;

· Dormir ao menos seis horas antes da doação;

· Não ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes da doação.