Abad e Prefeitura iniciam Campanha Nacional da Diabetes

A Prefeitura de Botucatu, em parceria com a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (Abad), apoia a 13ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes que tem início nesta terça-feira (9) e segue até sábado (13). A semana faz menção ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro. A Abad fica na Rua General Telles, 171 – Centro. Telefone: (14) 3815-3244

A campanha, dentro de sua programação, oferecerá diversas atividades abertas ? população como palestra sobre o uso correto do glicosímetro (dispositivo usado para medir a concentração de glicose no sangue), exames de glicemia de jejum, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, entre outras.

O slogan da campanha deste ano, “Vamos controlar a diabetes já!”, é uma chamada a todos aqueles que sofrem com a diabetes, para que se atentem ? necessidade de controlar a glicemia.

A campanha tem como objetivo estimular governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle da doença e de suas complicações; disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais; aumentar a conscientização dos sinais de alerta da diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce afim de reduzir os principais fatores de risco da diabetes tipo 2 que podem ser modificados, além de reforçar a prevenção ou retardar o aparecimento de complicações da doença.

O Dia Mundial de combate a Diabetes conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), que assinou em 2006 uma resolução que reconheceu a Diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.

{n}Círculo azul{/n}

A Federação Internacional de Diabetes desenvolveu mais uma forma de chamar atenção para o problema. Um círculo azul deve iluminar pontos turísticos e prédios públicos, simbolizando a união pelo diabetes.

De acordo com o órgão internacional, o azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. A Prefeitura de Botucatu aderiu ? causa e no próximo sábado (13) seu prédio será iluminado pela cor azul em respeito ao movimento.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a doação de 1.500 fitas reagentes e lancetas para a realização dos exames, confecção de banners educativos e faixas alusivas ? campanha. Além da Prefeitura, a campanha também conta com apoio das alunas e professoras do curso de enfermagem e nutrição da Escola Técnica “Domingos Minicucci Filho” (Industrial).

{n}Confira a programação:

Dia: 09{/n}
Local: Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (Abad)
Horário: Das 15 horas ? s 17h30min
Palestra sobre uso correto do glicosímetro
Vagas limitadas – agendar pelo telefone 3815-3244

{n}Dias: 10, 11 e 12{/n}
Local: Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (Abad)
Horário: Das 8 horas ? s 10h30 e das 13 horas ? s 15h30
Exame de glicemia de jejum
Exame de glicemia pós-prandial (2 horas após a refeição)
Cálculo de Índice da Massa Corporal (IMC)
Aferição de pressão arterial
Orientações nutricionais
Avaliação dos pés (podologia) – Das 8 ? s 9 horas e das 13 ? s 14 horas

{n}Dia 13 {/n}
Feira do Bairro
Exames gratuitos de detecção de diabetes e aferição de pressão arterial
Horário: A partir das 7h30
Local e Apoio : Farmácia e Manipulação Coração de Jesus
Rua Brás de Assis, 333 (em frente a Feira Livre do Bairro)