Zoo de Bauru negocia a vinda de cangurus

 

Canguru Vermelho
Canguru Vermelho

Durante a entrega oficial de mais três recintos no Parque Zoológico Municipal de Bauru, o diretor da unidade, Luiz Pires, revelou que o órgão negocia a vinda de dois cangurus-vermelho, considerado o segundo maior entre as espécies que vivem na Austrália. A aquisição, se concluída, será inédita em zoológicos do Estado de São Paulo, diz Pires.

Conforme o JC de Bauru noticiou, o Zoo celebrou, na última quarta-feira, 36 anos de funcionamento com a inauguração dos novos recintos do tigre de bengala, dos flamingos e da anta, ato que contou também com a presença do prefeito Rodrigo Agostinho e da secretária municipal do Meio Ambiente, Lázara Gazzetta.

Em clima festivo, Luiz Pires revelou que concentra esforços para inserir duas fêmeas de cangurus adultas no parque. “Fizemos a solicitação a uma instituição fora do Brasil. As negociações estão bem adiantadas e, nos próximos dias, já teremos um posicionamento”, adiantou o diretor, que tem planos de também trazer um macho da espécie, posteriormente.

Pires explica que, após a liberação dos animais, o projeto do recinto precisa ser aprovado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O espaço, diz ele, será de 300 metros quadros, cercado com telas, e quatro metros de altura. “Tem de ser bastante espaçoso. Quando estão correndo, os cangurus saltam cerca de três metros de altura e 12 de comprimento”, justifica.

O diretor acrescenta que o clima de Bauru é propício para receber os animais, que estão habituados a ambientes quentes como o da Austrália. “O canguru-vermelho é herbívoro. A fêmea chega a 1,5 metro de altura e pesa em torno de 45 quilos. É um animal muito pacífico”, finaliza Luiz Pires.

Fonte: Jcnet