Vagões da ALL descarrilam em viaduto de São Manuel

Fotos: Rádio Integração FM

Por motivos que ainda não foram devidamente apurados pela direção da empresa América Latina Logística (ALL) responsável pelo uso e manutenção da malha ferroviária da antiga Ferrovia Paulista Sociedade Anônima (Fepasa), mais um acidente com descarrilamento de vagões foi registrados em São Manuel.

Na tarde deste sábado (22) a ALL trafegava pela malha sentido Paulínia/Bauru, com uma composição com 31 vagões, com cada um deles transportando 60 mil litros de óleo (total de 1 milhão e 200 mil litros de combustível). Em São Manuel cinco vagões descarrilaram na rodovia vicinal Comendador Luiz Fittipaldi no viaduto sentido da Vila São Geraldo, havendo vazamento em um deles e interditando a ligação do centro da cidade com quatro bairros da periferia.

Foi necessária a presença de um técnico especializado da empresa para contornar o problema, evitando que uma grande quantidade de combustível altamente inflamável se espalhasse pelo Meio Ambiente e chegasse ao leito de um rio que corre a uma distância de dez metros do local do acidente. Já há, aproximadamente, 50 metros do acidente estão várias residências. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, (Cetesb) e Corpo de Bombeiros de Botucatu também estiveram no local para acompanhar os trabalhos.

O condutor da locomotiva revelou ? Polícia Militar (PM) que estava a 17 km/h e que iria parar em São Manuel para a troca de maquinista. O local serve de passagem para milhares de pessoas que moram nos bairros São Geraldo, Vila Rica, Eldorado e CDHU 2.

Segundo informações da Rádio Integração FM, no dia anterior houve uma manutenção com troca dos dormentes e o acidente não gerou vítimas. A Vicinal Comendador Luiz Fittipaldi deverá ficar interditada por cerca de três dias, até que todos os destroços sejam retirados. Em nota, a concessionária que administra a linha férrea afirmou que uma sindicância será aberta para apurar as causas do acidente.