Suplicy visita Pardinho e recebe pauta de reivindicações

Cumprindo agenda de compromissos na região, o senador Eduardo Suplicy (PT) esteve em Pardinho neste final de semana, onde falou sobre a renda básica cidadã, além da participação política e as recentes ondas de manifestações pelo país. Esta foi a primeira visita de um senador da República ao município.

Suplicy esteve na Câmara de Vereadores onde foi recepcionado por militantes petistas, autoridades políticas da região e populares. Além do prefeito de Pardinho, Dito Rocha (PSDB), também recepcionaram o senador o prefeito de Bofete Claudécio José Eburneo, o Torão (PT); o vice-prefeito de Macatuba sargento Fumes e de lideranças políticas regionais pelo PT como o ex-prefeito de Botucatu, Mário Ielo; e o presidente do Diretório Municipal do PT de Botucatu, Carlos Ramos.

Ressaltando a importância da presença do parlamentar na cidade, o prefeito Dito Rocha, citou a união do trabalho extrapartidário para o desenvolvimento local. “Pardinho é uma cidade com características agrícolas e todas as esferas políticas têm que trabalhar em conjunto para pleitear as demandas necessárias para o município”, disse.

Representações políticas apresentaram ao senador pedidos e solicitações como a instalação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e de uma faculdade de engenharia em Botucatu, propostos pela vereadora Rose Ielo (PT), que também esteve presente ? visita. Pardinho pediu apoio para projetos de infraestrutura como a reforma do Centro Cívico e do ginásio de esportes do município.

Suplicy frisou as mudanças na postura política que o país vivenciou após os protestos. Rechaçou qualquer ato de violência que ocorreu em um momento do que considerou como ‘real experiência da democracia’.

“Foi saudável que todos os brasileiros resolvessem sair ? s ruas para se manifestar, sempre sem violência. A maneira como o povo se manifestou fez com que todas as esferas de governo, passando pela presidenta Dilma, seus ministros e também deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores ficassem mais atentos aos cumprimentos de suas responsabilidades. Tudo isso teve um efeito extremamente positivo e no caso do Senado Federal, por exemplo, os projetos de lei passaram a ser votados com maior seriedade”, ressaltou Suplicy.

O senador também falou aos presentes sobre a renda básica cidadã, instituída pela Lei nº 10.835/2004, de autoria do próprio senador. O programa- implantado em diversos municípios como Santo Antônio do Pinhal-, propõe a distribuição incondicional de parte do Produto Interno Bruto (PIB) a todos os cidadãos.

Segundo o parlamentar, a renda cidadã se diferencia dos demais programas assistenciais de renda e tem como diferencial a redução da burocracia e da informalidade; maior responsabilidade pelo uso do benefício, incentivo ? busca por qualificação e emprego.

“A renda cidadã faz com que qualquer pessoa, não importa sua origem socioeconômica ou étnica, que participe da distribuição das riquezas do país. É uma lei já sancionada e que aos poucos tem sido implantada com sucesso pelos municípios”, complementou. “Propus a Botucatu que venha a dar os passos a dar o exemplo pioneiro na renda cidadã”, finalizou Suplicy.
Para o presidente do recém-criado Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Pardinho, Felipe Florindo, a visita do senador representou o estreitamento das relações entre os municípios da região com o Senado Federal. “É uma presença extremamente importante para colocar o município (Pardinho) na pauta de reivindicações e projetos de relevância”, salientou.

Fonte: Flávio Fogueral