São Manuel se prepara para a Festa da Padroeira

A Cidade de São Manuel se prepara para celebrar a tradicional festa em louvor a Santa Teresinha do Menino Jesus, que será realizada entre os dias 3 a 6 de outubro no Santuário localizado na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade.

A festa dedicada a uma das santas mais populares da Igreja Católica deve reunir fiéis de toda a região no primeiro e maior Santuário dedicado a “santinha das rosas”, considerada padroeira das Missões mesmo nunca tendo saído em missão, dedicou sua vida a oração e a imitação de Jesus Cristo.

O templo que abriga o Santuário é um dos principais cartões postais de São Manuel pela sua magnitude e esplendida arquitetura. A ideia de sua construção partiu do então bispo de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa, devoto da beata Teresinha em 1925. O dinheiro para a realização da obra foi conquistado através de Missas, donativos e vendas do café, uma das maiores riquezas do município na época.

O local escolhido para a construção abrigava um antigo cemitério. No dia 17 de maio de 1925, data em que o Papa tornava a beata Teresinha em Santa, São Manuel ganhava uma das primeiras igrejas no mundo dedicada a Santa. Apesar, de o Santuário ter sido construído, ele só pode ser utilizado pelos fiéis em agosto de 1938. Após uma nova reforma foi aberto aos fiéis novamente em outubro de 1962.

{n}Relíquia da Santa{/n]

No dia 24 de outubro de 1998, data histórica para os devotos, o primeiro Santuário dedicado a Santa Teresinha na América Latina recebeu a urna com os restos mortais da santa, uma multidão vinda de todo o estado de São Paulo esteve em São Manuel para acompanhar os festejos e a Santa Missa. A relíquia da santa é exposta aos fiéis em data especiais, como por exemplo na celebração da Padroeira do Santuário.

{n}A Festa{/n}

Por muitos anos os devotos de Santa Teresinha de toda região se dirigem ao Santuário, localizado em São Manuel, para pedir a intercessão da Santa e agradecer as graças alcançada., Neste ano a Paróquia São Manuel iniciou, com o apoio da Prefeitura da cidade através das Diretorias de Comunicação, Cultura, Esportes e Turismo, o resgate histórico e religioso dessa manifestação de fé que tem um grande potencial turístico para o município.

De acordo com o Prefeito Marcos Monti “São Manuel sempre teve um grande potencial para fomentar o turismo religioso, afinal nossa cidade possui dois grandes Santuários conhecidos nacionalmente, o de Nossa Senhora Aparecida e o de Santa Teresinha, sem contar a tradicional Festa do Corpus Christi que é realizada há mais 60 anos. Promover essas ações além de ser uma das metas do nosso governo incentiva a economia local”, disse.

A programação deste ano tem inicio na quinta-feira, 3, com o Tríduo Solene, a Missa terá a benção das pastorais e movimentos. Na sexta, 4, será feita a benção das famílias. No sábado, 5, será celebrada a benção dos idosos e enfermos. No dia 6 dia será celebrado a Solenidade de Santa Teresinha com Missa ? s 19h, seguida da tradicional procissão das rosas. A parte recreativa contará com barracas de comes e bebes após a Missa nos dias 4 e 5.