São Manuel inaugura academia ao ar livre para deficiente

A Prefeitura Municipal de São Manuel inaugurou a primeira academia ao ar livre totalmente adaptada para portadores de deficiência. Localizada na Rua Antonio da Mota Macedo, ao lado da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a obra foi realizada através de um convênio firmado entre a Prefeitura, que forneceu o espaço e realiza a manutenção da academia, e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, responsável pela entrega dos equipamentos de musculação adaptados.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Marcos Monti, do vice Pedro Biandan, do chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Artur Perroni, dos vereadores, Luiz Comelotti, Jair Micheletto, Nice Paiva e Waldir Coelho, de todos os diretores municipais, destaque para Rubens José da Silva, de funcionários, diretores, alunos e o presidente da APAE, Ciro Moss D’avino, além da população.

O uso dos equipamentos de musculação adaptados, quando devidamente orientado e supervisionado por profissionais de educação física, contribui significativamente para a melhora das capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária da pessoa com deficiência física. Além do desenvolvimento da saúde global, há benefícios diretos na melhora da autoestima, autonomia e qualidade de vida.

“Um fator que irá favorecer os usuários é a praticidade com que poderão usufruir da academia, pois os equipamentos apresentam biomecânica e oferecem conforto, são práticos, funcionais e versáteis para facilitar o acesso com segurança e aumentar a motivação da pessoa com deficiência em realizar atividades físicas. Além de motivar pela questão da acessibilidade, o usuário tem a sensação de liberdade, capacidade e segurança”. Diz Rubens José da Silva, Diretor Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

É importante destacar que as atividades, serão monitoradas por profissionais especializados, garantindo assim que os exercícios possam ter o efeito esperado, beneficiando e assegurando a saúde dos usuários. O espaço é totalmente aberto ao público.

Para o prefeito Marcos Monti, “essa é uma obra que atenderá uma das necessidades básicas do ser humano portador de deficiência, que é possuir um local apropriado para a prática de exercícios físicos, esporte e lazer e que também possibilitará o auxílio na formação de atletas paraolímpicos”.