São Manuel forma 520 crianças no “GCM nas Escolas”

Foram 520 crianças a participarem da formatura do projeto Guarda Civil Municipal (GCM) nas Escolas. O programa, frequentado por alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino, foi criado pelo prefeito Marcos Monti e ocorre pelo segundo ano consecutivo.

A principal proposta do GCM nas Escolas é ministrar aulas com temas específicos, ligados à cidadania, civismo e respeito ao próximo. Segundo Michela Ragazzi, diretora municipal de Segurança e Trânsito, “o projeto tem o objetivo de auxiliar na formação das crianças, e no término do curso todas receberão o certificado de GCM Mirim”.
 
De acordo com o prefeito Marcos Monti, as propostas apresentadas são importantes para os alunos, familiares e comunidade a qual a criança está inserida. “Fiquei muito emocionado em ver todas as crianças cantando o Hino Nacional Brasileiro e a canção do GCM mirim, o que comprova a excelência desse trabalho”, comenta. “É nesta fase da vida que os valores, o respeito e o caráter são construídos, ter a oportunidade de trabalhar esse processo de formação em parceria com as famílias nos dignifica, pois as crianças de hoje representam a São Manuel no futuro”, completa.

O Ginásio de Esportes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), local onde foi realizada a cerimônia, recebeu familiares dos alunos, diretores municipais, autoridades, diretores e professores das escolas municipais, representantes da GCM de Botucatu e das polícias Militar e Civil. Ao todo foram mais de mil pessoas presentes na formatura.
 
Os GCM’s Simone, Naiara e Marcelo e Aline foram os monitores responsáveis pela execução do projeto, que percorreu toda a rede municipal de ensino. Os principais temas abordados durante as aulas foram; o Estatuto do GCM Mirim (que transmite ao aluno regras do bom comportamento, disciplina e aprendizado); História da GCM de São Manuel; Cidadania e Civismo; Respeito ao meio ambiente; Desigualdade Social; Bullying; Trânsito seguro; Prevenção ao uso de drogas; Acidentes domésticos; Proibição do Uso do cerol; Pontos turísticos da nossa cidade; Hino Nacional, Hino à Bandeira e Valsa de São Manuel e Ordem unida.