São Manuel faz mutirão de castração de animais

A Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) de São Manuel, iniciou nesta semana a primeira etapa do mutirão de castração. De acordo com a diretora municipal de Saúde, Amanda Segalla, o objetivo da campanha é realizar o controle populacional de animais no Município. Nessa etapa 15 animais (cães e gatos) da Vila São Geraldo e Vila Rica serão castrados pelo veterinário Alfredo Lima, responsável pelo mutirão.

O trabalho desenvolvido pela unidade, inaugurada em junho deste ano pelo prefeito Marcos Monti, é referência na região e já atendeu mais de 75 animais em pouco mais de dois meses de funcionamento. Além de castrações também são realizados atendimentos clínicos e cirúrgicos.

De acordo com a Diretoria de Saúde, aproximadamente 200 animais deverão ser castrados pelo mutirão e segundo o Veterinário responsável pela UVA, Paulo Targa, essa iniciativa vai somar com o trabalho realizado diariamente na unidade. “Desenvolvemos um trabalho de acolhimento e tratamento dos animais que são encontrados nas ruas da nossa cidade, após serem castrados, vacinados e vermifugados, todos realizam exame de sangue, e somente depois desse processo ficam disponíveis para a adoção” conclui.

No final do mês de agosto a UVA realizou em São Manuel o programa Primeira Adoção (feira para adoção e o plantão de vacinação), onde dezenas de animais foram atendidos e oito cachorros foram doados em apenas um dia.

Com o sucesso da campanha, as adoções passaram a ser permanente. “Adote um Amigo” é o programa que Prefeitura de São Manuel criou para estimular a adoção de cães e gatos que não possuem um lar. É importante ressaltar que para ter a tutela responsável dos animais os interessados devem se dirigir a unidade portando documento com foto e comprovante de residência.

Vale lembrar que em abril deste ano a UVA realizou em São Manuel a campanha de vacinação contra a raiva, onde 5200 animais foram vacinados. Os trabalhos não pararam por aí, e logo em seguida foi realizada a Primeira Adoção, campanha que reforçou o programa de vacinação e estimulou a adoção de animais de rua. A UVA está localizada na Rua Ângelo Pascotto, n° 2, Recanto Ouro Verde. Para mais informações a Diretoria de Saúde disponibiliza o telefone (14) 3842-2461.