São Manuel faz caminhada contra a violência sexual

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, foi realizada em São Manuel a caminhada de mobilização e sensibilização contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. O ato é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Promoção Social, juntamente com a Casa Santa Maria, CMDCA e demais entidades de atendimento a criança e ao adolescente do município.

A caminhada reuniu centenas de pessoas e passou pelas ruas XV de Novembro, Batista Martins e Epitácio Pessoa seguindo em direção ao Coreto do Jardim Público. Neste local os adolescentes inseridos nos Programas Ação Jovem e Pró Jovem da Diretoria da Promoção Social, realizaram atividades culturais e distribuíram panfletos informativos para a população local.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Entre as contribuições da campanha, a mais visada no momento é o incentivo às famílias em denunciarem os casos de abuso dentro de casa. Para a delegada Priscila Bianchini, responsável pela divisão de crimes sexuais na Central de Polícia Judiciária (CPJ), “a ação incentivou as vítimas a procurarem a polícia”.