São Manuel comemora a 67ª edição do Corpus Christi

A população de São Manuel e cidades da região se preparam para mais uma edição da Festa do Corpus Christi. Realizado pela Prefeitura Municipal, o evento que ocorre há 67 anos no município, além de se tornar uma tradição, atrai fieis de todo o País. A expectativa é de que nesta quinta-feira, 4 de junho,  25 mil pessoas visitem São Manuel para prestigiar o evento observando os enfeites de rua e participando das missas e procissão. Os trabalhos, feitos voluntariamente, são todos artesanais.

O texto base da Campanha da Fraternidade 2015, “Eu vim para servir”, foi a inspiração para a composição dos tapetes e altares. “A presença de Jesus nos desenhos, tem a intenção de tocar os corações das pessoas naquilo que deveríamos fazer como cristãos, em todas as áreas da sociedade”, diz Rubens Camargo, coordenador desta edição.

Já as passadeiras apresentam reproduções ricas em detalhes dos pisos portugueses existentes nas estações ferroviárias que compunham a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), mais especificamente a de São Manuel, uma das mais antigas do Estado de São Paulo, construída em 1909 e inaugurada em 1911.

“Todo o trabalho de preparo do material e a confecção dos enfeites são feitos com a colaboração da população, o que torna a festa mais especial”,  comenta o prefeito Marcos Monti. “Os preparativos começam meses antes, com a escolha do tema, desenhos e materiais que serão utilizados”,  complementa o chefe do Executivo.

Nas semanas que antecederam a festa, as equipes responsáveis pelos tapetes e passadeiras fizeram o tingimento do material. “Hoje as flores, tampinhas de garrafas, pó de café, areia, argila, madeira, pó de borracha e calcário deram espaço para o bagaço de cana de açúcar e sal”, relata o diretor de esportes e turismo Zigomar Augusto.

Desde 2013 a procissão acontece na Rua 7 de Setembro, nos quarteirões entre o Santuário de Santa Teresinha e a Igreja Matriz de São Manuel. No estacionamento do Santuário é montada uma praça de alimentação, com espaços destinados à barracas de entidades assistenciais do município.

 “No local, durante a noite que antecede a festa, acontecem apresentações culturais com música, teatro e dança. Todas as apresentações são realizadas por artistas da cidade” comenta o diretor de cultura Rodrigo Pinheiro, realçando que o Corpus Christi de São Manuel, além de ser um movimento popular, é uma celebração “onde a arte se mistura com a fé”.

 

Programação festiva

Shows musicais a partir das 20 horas

– Fernando Nanka

– Gilmar Minghini

– Dam Bueno

– Márcio Giorgetto e Buck Cordão Acústico Cult

 

Programação religiosa – missas

– às 7 horas na Igreja Matriz

– às 10 horas no Santuário em seguida adoração até 15 horas após adoração Missa Campal Presidida pelo Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo

 

Escala de Adoração

– 11 às 12 horas – Paróquia N. Sra. Aparecida / Comunidade Nossa Sra. do Perpetuo / Santa Gianna.

– 12 às 13 horas – Paróquia Nossa Sra. Consolata / Comunidade Nossa Sra. das Graças / São Geraldo.

– 13 às 14 horas – Comunidade Santa Rita / Nossa Sra. de Fátima / Matriz e Santuário.

– 14 às 14h45 – Ministros e povo em geral.